• Matéria: Geografia
  • Autor: luanaloureiro
  • Perguntado 8 anos atrás

ME AJUDEM/ URGENTE
CANÇÃO DOS SEM-TERRA
A enxada sobe e desce na terra encharcada
Sobe e desce
A vontade do homem que a sustenta,
de ser dono da terra lavrada,
da terra tratada.
A enxada sobe e desce no massapé moreno,
Desde o nascer do sol ao cair do sereno.
A enxada cortando e a terra cavando
vai no homem plantando
a noção da injustiça que faz dele um escravo.
E a noção da injustiça lhe traz outra noção,
Que a ele pertence o tesouro maior,
A força do braço, a vontade do bravo,
Os caminhos da terra.
Então vai percebendo e daí entendendo
uma nova noção, que os caminhos da terra conduzem eles a libertação.

No texto acima, verificam-se tanto um alerta quanto à necessidade de uma reforma agrária quanto um fato evidenciado nos últimos anos, que é o da necessidade dos trabalhadores se organizarem para conquistar seus objetivos.
As alternativas abaixo expressam corretamente os processos que envolvem as relações de trabalho e produção no campo brasileiro, EXCETO
a) O processo de modernização na agropecuária brasileira somente foi possível a partir da promulgação da “Lei de Terras” de 1850, onde a mesma permitiu uma lenta mas efetiva reforma agrária ao longo dos anos.
b) Estudos da pastoral da Terra denunciam que o aumento dos conflitos no campo vêm crescendo de forma vertiginosa, e que os mesmos são decorrentes, por um lado, da ação histórica arbitrária e opressiva do Estado e, de outro, da ofensiva dos trabalhadores rurais sem-terra na ocupação dos latifúndios.
c) O modelo agrícola de exportação brasileira é baseado na monocultura e apoia-se na concentração da propriedade rural, como por exemplo o cultivo da monocultura soja.
d) Mesmo com a mecanização e o avanço tecnológico, as atividades agrícolas estão sujeitas à forte influência dos fatores naturais. A interferência pode-se dar de várias maneiras, destacando-se, porém, os limites impostos pelo clima e solo.
e) Uma política consistente de soberania alimentar no Brasil passa, necessariamente, por uma Reforma Agrária ampla e massiva e por uma política agrícola de apoio às pequenas unidades de produção

Respostas

respondido por: Daniely84
95
A resposta é a alternativa a) O processo de modernização na agropecuária brasileira somente foi possível a partir da promulgação da “Lei de Terras” de 1850, onde a mesma permitiu uma lenta mas efetiva reforma agrária ao longo dos anos.



espero ter ajudado

luanaloureiro: Obrigada!
Daniely84: d nada
respondido por: nataliafransantos
9

Nos processos que envolvem as relações de trabalho e produção no campo brasileiro,  a Lei de Terras de 1850 não foi a responsável pela modernização da agropecuária brasileira e nem promoveu a reforma agrária (alternativa a incorreta).

A Lei de Terras de 1850, foi responsável por regulamentar a posse de terras no Brasil. Através dela, o acesso à da terra deveria ocorrer através da compra, venda ou autorização do império e a modernização do campo ocorreu no Brasil com intensidade a partir de 1970, com a Revolução Verde.  

Esta Lei impossibilitou o acesso à terra, pois, os imigrantes pobres que vieram para o Brasil, não conseguiriam comprá-las e muito menos os ex-escravizados que viviam no país, perpetuando a concentração fundiária nas mãos dos grandes proprietários de terras, na época os grandes barões do café.  

A reforma agrária no Brasil, ainda não ocorreu e a discussão ainda está presente até os dias atuais, onde a concentração de terras está ligada principalmente para uma pequena parcela de empresários ligados ao agronegócio.

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/11699829

Anexos:
Perguntas similares