analise o homem e suas relações sociais a partir da atuação política e relacione a participação política no brasil relatada no texto 2 com as ideias de rousseau, contidas no texto 1? me ajudem por favor!


Kewllyta: Ué, mas cadê os textos?

Respostas

respondido por: pedrim88ovi22d
7
Pensar o homem e suas relações sociais através da sua atuação política é pensar sobre razão da existência das diversas formas de governo. Viver em comunidade traz benefícios, mas também muitos desafios e as leis são necessárias para que os valores da comunidade sejam mantidos. Foi isso o que afirmaram pensadores como Rousseau: embora ter um governante limite a liberdade do homem, os indivíduos se submetem a ele para terem assegurados coisas como a segurança pessoal e a proteção da propriedade privada. Teoricamente falando, portanto, todos deveriam se submeter às leis e participar nele, já que todos têm responsabilidade. No entanto, a História está recheada de exemplos de sociedades em que a participação política da maioria era muito limitada, por razões religiosas, ideológicas e culturais.

O regime democrático tem como princípio a participação do maior número possível de cidadãos nas decisões do governo. No Brasil, o voto tem sido o principal meio de influência a política, mas não é o único. Como o texto 2 explica, audiências e consultas públicas são formas importantes de participação política. Porém, esses meios não se tornaram realmente populares. As redes sociais, por outro lado, têm se tornado o principal meio de expressão política, com a vantagem de alcançar rapidamente milhões de pessoas, que tem também a oportunidade de dizer o que pensam sobre o assunto. Neste sentido, talvez as redes sociais pudessem ser uma ferramenta eficaz para que a 'vontade geral' seja conhecida, debatida e utilizada para o bem público.
Perguntas similares