• Matéria: Psicologia
  • Autor: tukiane
  • Perguntado 8 anos atrás

A Unidade Básica de Saúde Esperança em reunião do conselho gestor discutiu a necessidade de reavaliar o plano de ação da unidade, revendo as metas pactuadas com as equipes e os indicadores observados no semestre. No diagnóstico situacional da saúde do território foi observado que 40% dos moradores do território apresentam Doenças Crônicas não Transmissíveis, indicando a necessidade de rever planos de ações para enfrentamento desta condição. Segundo o texto, discuta o tipo de planejamento adotado na unidade e em que medida este tem relação com o modelo assistencial adotado pela Atenção Primária em Saúde (APS) e com o Pacto pela Saúde.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0
Boa tarde!

Com base no enunciado acima, podemos compreender que: 

Inicialmente, é necessário dialogar sobre a importância da APS e seus desafios que persistem e indicam a necessidade de articulação de estratégias de acesso aos demais níveis de atenção à saúde, de forma a garantir o princípio da integralidade, assim como a necessidade permanente de ajuste das ações e serviços locais de saúde. 

Deste modo, as medidas para essa parte da população que sofre com as doenças crônicas não transmissíveis pode ser enquadra em ações que:

- Motivem o cuidado com a saúde nas doenças crônicas nãos transmissíveis, visando a qualidade de vida;

- Criar um espaço de diálogo e troca de vivências e experiências entre os participantes;

- Estimular o desenvolvimento da autonomia de seus membros para que se apropriem de sua condição de sujeito e de saúde e que, a partir disso, possam fazer escolhas livres e conscientes;

- Além de realizar a triagem inicial para grupos Terapêuticos específicos. 


Espero ter ajudado. 

Um abraço.
Perguntas similares