• Matéria: Filosofia
  • Autor: HatakeHokage186
  • Perguntado 8 anos atrás

Sobre Tomás de Aquino, considere o seguinte trecho, extraído de uma conhecida História da Filosofia. “O sistema tomista baseia-se na determinação rigorosa das relações entre a razão e a revelação. Ao homem, cujo fim último é Deus, o qual excede toda a compreensão da razão, não basta a investigação filosófica baseada na razão. Mesmo aquelas verdades que a razão pode alcançar sozinha, não é dado a todos alcança-las, e não está livre de erros o caminho que a elas conduz. Foi, portanto, necessário que o homem fosse instruído convenientemente e com mais certeza pela revelação divina. Mas a revelação não anula nem torna inútil a razão: ‘a graça não elimina a natureza, antes a aperfeiçoa’. A razão natural subor dina - se à fé tal como no campo prático as inclinações naturais se subordinam à caridade.” ABBAGNANO, Nicola. História da Filosofia. Lisboa: Presença, 1978, p. 29 - 30, Vol. IV. Com base no texto, é correto afirmar que Tomás de Aquino A) buscava conciliar as verdades da fé cristã com as exigências da razão humana. B) desprezava, por serem inúteis, as tentativas racionais em compreender as verdades da fé cristã. C) rejeitava as verdades da fé cristã que não pudessem ser explicadas plenamente pela razão humana. D) subordinava a fé à razão natural, só sendo digno de crença o que pudesse ser cientificamente comprovado

Respostas

respondido por: bitencourtericotafpm
28
Santo Tomás de Aquino participou do movimento filosófico que podemos chamar de escolástica. Esse período tentou conciliar a fé cristã com a razão filosófica. Podemos chamar esse período do período que traçou uma ponte entre Jerusalém e Atenas.

Ao estudar Aristóteles, São Tomás de Aquino usa a metafísica aristotélica para argumentar sobre as cinco vias e provar através de argumentos a existência de Deus.

Podemos dizer, então, que Tomás de Aquino argumentava que era possível conciliar a fé cristã com a razão filosófica.

Alternativa A.
Perguntas similares