Respostas
espero ter ajudado!
Resposta:
Ainda em 1500, no próprio processo de colonização do Brasil, a igreja católica estava presente e tinha como discurso que a expansão de Portugal era uma conquista espiritual, o que legitimava a colonização.
Podemos entender a influencia da igreja católica quando percebemos que a maioria das cidades brasileiras foram criadas em volta de uma igreja. A atuação da igreja começou no processo de "educação" das tribos indígenas, o que rapidamente se transformou em interesse mercantil e politico. Essa educação indígena, com o tempo, se estendeu a todos os moradores e governantes, afim de aplicar a doutrina católica e disciplinar os habitantes para uma vida em sociedade dentro dos conceitos da igreja.
A relação da igreja com o estado era extremamente estreita, tanto na colonia quanto no império, inclusive a igreja exercia funções administrativas, que hoje é de competência exclusiva do estado, e ajudou na manutenção de hospitais. Em contra partida, o estado concedia a licença para construir mais igrejas.