• Matéria: Artes
  • Autor: 265265
  • Perguntado 9 anos atrás

Questão 1
Texto da questão
Objetos de cerâmica em estilo Santarém (Pará) achados em lugares distantes entre si indicam que havia um contato intenso entre as tribos vizinhas, seja pelo comércio, seja pela dominação direta. É possível que houvesse um poder central exercido por um dos chefes reunindo tribos vizinhas. A cerâmica produzida na região é composta de argila e cauxixi, uma esponja de rio. A mistura fica dura e leve como porcelana. Qual o nome dessa cerâmica?
Escolha uma:
a. Marajoara
b. Paraense
c. Santanense
d. Tapajônica
Questão 2
Texto da questão
As alvenarias foram aperfeiçoadas e as paredes puderam ser mais altas, delgadas e curvadas à vontade a partir de meados do século XVIII. As construções passaram a ser dotadas de fachadas com soluções decorativas diversas. Uma das igrejas de Ouro Preto, em Minas Gerais, representante desse período é:
Escolha uma:
a. A Igreja do Bom Jesus da Lapa executada em pedra.
b. Igreja de São Francisco de Assis. O frontispício, de grande efeito arquitetural, concentra o efeito ornamental na portada e no medalhão superior.
c. A Igreja do Bom Sucesso apresenta características do período Barroco, Maneirista, e o Estilo Chão.
d. Igreja de Santo Antonio. As paredes e o teto da capela são totalmente cobertos de talha e possuem painéis
Questão 3
Texto da questão
Reflita sobre os textos a seguir
As primeiras manifestações do puro espírito barroco apareceram em fachadas e frontões, principalmente na decoração de algumas igrejas, em meados do século XVII. Um exemplar dessa época é a talha barroca dourada em ouro, de estilo português, presente na Igreja e Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, construída entre os anos de 1633 e 1691. [...] O Barroco brasileiro apresenta características peculiares que se mostram em diferentes nuances, conforme a época e a região em que se desenvolveu. (Disponível em Acesso em set. 2009.)
Reformatado, o pensamento cristão medieval reaparece no Barroco: o equilíbrio do homem medieval se transforma em conflito permanente, representado em jogo de oposições e contrastes. “E de imediato se depreende que o Homem barroco se debate num conflito oriundo deste duelo entre espírito cristão e espírito secular." Pode-se afirmar que o estilo barroco se configurou nos moldes da Contra-Reforma e dos Concílios de Trento (século XVI), tentando “conciliar a novidade renascentista com a tradição religiosa que vinha da Idade Média” (PROENÇA FILHO, 1973: 139).
PROENÇA FILHO, Domício. Estilos de época na literatura (através de textos comentados). 4ª ed. rev. e ampl. [Rio de Janeiro; São Paulo]: Liceu, 1973. (Disponível em Acesso em 17 mar.2010)
De acordo com os textos acima podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. A arquitetura não acompanha a literatura no período barroco brasileiro
b. Encontramos um jogo de oposições e contrastes na arte e na arquitetura barroca brasileira
c. O barroco brasileiro é totalmente diferente do europeu, no tempo, no espaço e na decoração das fachadas e interiores.
d. O período do barroco brasileiro compreende o século XVIII e o século XIX
Questão 4
Texto da questão
O artista alemão chegou ao Brasil em 1878 e executou estudos de paisagens e iconografias das fazendas de café. Quando ocupou a Cadeira de Paisagem, Flores e Animais na Academia Imperial de Belas Artes, de 1882 a 1884, o professor pintava ao ar livre, o que lembrava os Impressionistas franceses e italianos do final de 1870 em oposição aos acadêmicos.
Até então, o estudo da paisagem era feito dentro da própria sala de aula. [...] Só por isso, além de seus méritos, foi justa a reputação artística do paisagista alemão. Serviu como professor até 1884, sendo substituído por Vítor Meirelles. Foram seus discípulos, além de outros, Antônio Parreiras, Batista Castagneto, Domingos Vasquez, Hipólito Caron, Francisco Ribeiro e França Júnior. Não somente por ter sido o mestre desse grupo tão brilhante de artistas nossos, como por ter sido o verdadeiro fundador, aqui, da escola ao ar livre, grande influência exerceu no desenvolvimento da nossa pintura, a cuja história se incorporou. Disponível em Acesso em mar.2010.
Qual o nome do artista alemão considerado fundador da escola ao ar livre no Brasil e mestre de um grupo brilhante de artistas brasileiros?
Escolha uma:
a. Albert Eckhout (c. 1610-1665)
b. Frans Post (1612-1680)
c. Jorge Grimm (1846-1887)
d. Hans Staden (c. 1525-c.1579)
Questão 5
Em meados do século XVII, os frontões que encerram as fachadas das igrejas construídas no Brasil já apresentam:
Escolha uma:
a. Forma mais alta com curvas detalhadas que lembram o barroco universal
b. Formas geométricas, em especial a triangular
c. Forma baixa espaçada e levemente curva

Eu respondei com a seguinte ordem: 1- A ; 2- B ; 3 - C ; 4 - C; 5- B, mas so acertei 2.

Respostas

respondido por: luamodanez
17
A questão 1 é a letra D


SamaraMotA1: e a questão 4 e qual ?
angelaalves: a questão 2 é qual ?
localdeira: A QUESTÃO 2 é D ENCONTRAMOS UM JOGO...
localdeira: DESCULPE ESSA RESPOSTA NAO É DA QUESTAO 2
Perguntas similares