• Matéria: Pedagogia
  • Autor: cintiaapoyujbo
  • Perguntado 8 anos atrás

cinco aspectos constantes das críticas dos processos educacionais escolares

Respostas

respondido por: RPTurolla
6

Olá!


Podemos dizer que através das décadas, se tornou comum as criticas aos modelos educacionais propostos, principalmente pela retomada da intenção dos estudos da mesmas no inicio da década de 50.



1) Diversos pesquisadores começaram a estudar os métodos tradicionais de ensino, a famosa Pedagogia Tradicional, e afastaram a ideia de que, estando o indivíduo inserido nesta esfera, o sucesso era garantido. O insucesso do método inspira a criação de novas vertentes.


2) Para a maioria dos pesquisadores, a educação não deveria servir como mera fornecedora de mão de obra para as indústrias, o papel dela era muito maior.


3) Num esforço de resgate, e visto estes aspectos, existe a tentativa de resgatar os aspectos mais importantes do campo educacional, através da Teoria Crítica.


4) Movimentos mais recentes questionam o ambiente sala de aula, como o movimento da Ponte, encabeçado por José Pacheco. Para eles, a escola no formato atual se assemelha mais a uma instituição militar do que ao que um escola deve ser.


5) Outros movimentos, como o Waldorf, questiona a divisão do conteúdo que deve ser aprendido por idade, estabelecendo que a criança deve aprender em seu ritmo.


Perguntas similares