O Império Romano tinha uma estratégia para suportar os seus propósitos de expansão: as estradas. Cerca de 100.000 km de rede viária serviam para estender a romanização e conectar entre si os locais mais afastados e recônditos do Império. As calçadas mostravam a sofisticação da engenharia romana, pois facilitavam a deslocação das legiões, ajudavam o desenvolvimento das colônias e aceleravam o comércio e a economia de mercado. Em geral, quando as vias romanas chegavam às cidades, tornavam-se um elemento ordenador da estrutura urbana. A estrutura das cidades incidia com frequência com o prolongamento do cardus maximus (rua principal que dividia a cidade de norte a sul) ou do decumanus maximus (a rua que cruzava a cidade de leste a oeste).
As vias (ou estradas) romanas sempre foram objeto de fascínio entre os pesquisadores, principalmente arqueólogos, historiadores e geógrafos. Estes últimos entendem essa malha viária como uma rede de interconexão entre os territórios conquistados e o poder central de Roma. A partir de uma aproximação geográfica, é possível afirmar que esta rede de estradas romanas possibilitou:
A) Aliança com outros povos, facilitando a disseminação cultural romana, cerne da dominação romana.
B) Domínio sobre os territórios conquistados, maior eficiência logística de guerra e facilidade no escoamento de riquezas.
C) Desvantagem na geopolítica de conquista territorial, pois essas estradas passaram a ser utilizadas também pelos seus inimigos.
D) Formação de outras capitais espalhadas pela Europa ocidental e oriente médio, possibilitando a descentralização do poder de Roma.
E) Trânsito cultural entre os povos conquistados, o que veio a contribuir para o avanço científico romano como o domínio da navegação, da medicina e da astronomia.
Respostas
respondido por:
16
Olá,
Resposta letra “B”
Resposta letra “B”
Roma para manter e unir o império construiu essas malhas viárias, para que possibilitasse a troca comerciais, trazendo mais riquezas e permitindo a circulação do exercito e dos delegados que transmitiam as ordens do imperador.
Essas malhas viárias possibilitou que os imperadores, fizesse a ordenação do território, sujeitando as províncias de mais difícil obediência aos imperadores - as províncias imperiais - que requeriam a permanência do exército.
Espero ter ajudado.
respondido por:
10
A alternativa correta é letra B (Domínio sobre os territórios conquistados, maior eficiência logística de guerra e facilidade no escoamento de riquezas.)
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás