A ionização do ácido cianídrico é representada pela equação química abaixo:
Um experimento sobre esse equilíbrio químico, realizado a temperatura constante, analisou quatro parâmetros, apresentados na tabela:
Ao ser estabelecido o equilíbrio químico da ionização, foi adicionada certa quantidade de NaCN(s).
Após a dissolução e dissociação completa desse composto, houve deslocamento do equilíbrio de ionização.
O parâmetro que sofreu redução, após a adição do composto, é representado pelo seguinte símbolo:
(A) α
(B) Ka
(C) pH
(D) [HCN]
Respostas
A adição de NaCN sólido ao meio reacional aquoso acarreta sua dissolução e dissociação nos íons Na+ e CN–, aumentando a concentração do íon CN– no meio reacional.
De acordo com princípio de Le Chatelier, a adição de um componente a um sistema em equilíbrio acarreta o deslocamento do equilíbrio no sentido de consumir o novo componente.
No caso em análise, o deslocamento do equilíbrio promoverá o consumo dos íons CN– e H+ e, consequentemente, maior produção de HCN, aumentando sua concentração.
Tendo em vista que o pH do meio aquoso varia em função do inverso da concentração de H+ (pH = – log [H+]), a redução na concentração de H+ acarreta o aumento no valor do pH do meio.
Por sua vez, a constante de equilíbrio da reação de ionização, que representa a relação entre as concentrações dos componentes no equilíbrio, não tem seu valor alterado pela variação no valor das concentrações. A grandeza que afeta o valor da constante de equilíbrio é a temperatura, que não sofreu variação ao longo do experimento.
O grau de ionização, por último, corresponde ao percentual de moléculas de ácido cianídrico que se ioniza no meio aquoso. Com o deslocamento do equilíbrio químico, ocorre uma redução das concentrações dos íons formados (H+ e CN–) e aumento na concentração da forma molecular do ácido (HCN). Observa-se, portanto, redução no grau de ionização.
RESPOSTA: LETRA A