• Matéria: Saúde
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

75 PONTOS:
Cite as diferenças entre soro e vacina (composição, situações indicadas, produção, durabilidade)

Respostas

respondido por: nicoleranngell
1
As vacinas são usadas como uma forma de proteção que estimula nosso organismo a produzir anticorpos contra determinada doença. Em razão dessa característica, dizemos que a vacina é uma forma de imunização ativa.

Dessa forma, elas são produzidas a partir de antígenos inativados ou atenuados, que, ao serem colocados no nosso corpo, estimulam a produção de anticorpos e células de memória pelo nosso sistema imunológico. Assim, quando nosso corpo for invadido novamente pelo mesmo antígeno, o organismo já terá formas de eliminá-lo rapidamente, antes de surgirem os sintomas da doença. As vacinas são usadas na prevenção de viroses e doenças bacterianas.
Os soros, por sua vez, não promovem uma imunização ativa, uma vez que, nesses casos, são inoculados anticorpos previamente produzidos em outro organismo. No caso dos soros, dizemos que ocorre uma imunização passiva, diferentemente da vacina, não possui função preventiva, sendo usado apenas como forma de cura. Também é importante destacar que o uso frequente de soros pode causar problemas de saúde, uma vez que o corpo pode identificar os anticorpos do soro como antígenos e desencadear a produção de anticorpos contra ele.



Anônimo: e a durabilidade?
Anônimo: está faltando a durabilidade para melhor resposta
nicoleranngell: Do soro é imediato e o da vacina é indeterminado
Anônimo: obrigado
nicoleranngell: De nada
Perguntas similares