Respostas
Embora pareça vermiforme, o corpo dos anelídeos é todo segmentado, formado por estruturas circulares, como se fossem anéis, dai vem o nome do filo dos anelídeos. Os anéis podem ser visíveis na superfície e em seus órgãos internos como na musculatura e no sistema nervoso. O resultado disso é um controle muito eficiente dos movimentos, favorecendo a locomoção e podendo também favorecer sua adaptação a vários ambientes e modos de vida.
Os anelídeos possuem sistema digestório completo com boca ânus, porém não apresentam sistema respiratório, as trocas gasosas com o meio ambiente ocorrem por difusão, sua respiração é cutânea no caso das minhocas e branquial no caso dos animais aquáticos.
O filo dos anelídeos apresenta um sistema circulatório fechado com um pigmento vermelho bem parecido com o dos humanos, a hemoglobina. é nos anelídeos que o sistema circulatório aparece pela primeira vez no Reino Animal.
Alguns anelídeos podem ter cerdas rígidas na superfície corporal, essas cerdas em geral tem forma de espinhos auxiliando na defesa e locomoção.
Há aproximadamente 17 mil espécies de anelídeos conhecidas, sendo a maioria de vida livre, porém há os que são parasitas também. O filo dos anelídeos possui três classes, são elas:
O que diferencia cada classe é a quantidade de anéis distribuídos em seu corpo. Esses animais podem ser encontrados tanto em habitats aquáticos quanto terrestres com alguma umidade.