Respostas
Rene Descartes expressava que todas as ideias matemáticas relacionam-se entre si, num dado momento ou em outro, porém o fato é que existe uma relação explícita ou implícita entre elas.
Em seu livro, O discurso do método, publicado em 1637,
mostra que as ciências deveriam ser guiadas pela matemática, isso devido a sua
exatidão e possibilidades de experimentação, Foi dessa forma, que o
matemático e filósofo concebeu a geometria
analítica.
Rene integrou álgebra e geometria criando um novo ramo de matemática chamado geometria analítica, no qual objetos geométricos (pontos, linhas, planos, etc.) podem ser representados algébricamente com pares ordenados e equações. Ele realizó isso, dividindo o plano com duas linhas numéricas perpendiculares, chamado plano cartesiano ortogonal.
Descartes obteve grande destaque nos ramos da Filosofia e da Física, sendo considerado peça fundamental na Revolução Científica, por várias vezes foi chamado de pai da Matemática moderna. Ele defendia que a Matemática dispunha de conhecimentos técnicos para a evolução de qualquer área de conhecimento.
Além do Cálculo e da Geometria Analítica, os estudos de Descartes permitiram o desenvolvimento da Cartografia, ciência responsável pelos aspectos matemáticos ligados à construção de mapas
Sabe-se também que Pierre de Fermat conheceu e utilizou o método antes da publicação por Descartes. A contribuição de Fermat à geometria analítica encontra-se num pequeno texto intitulado Introdução aos Lugares Planos e Sólidos e data no máximo, de 1636 mais que só foi publicado em 1679, postumamente, junto com sua obra completa. É que fermat, bastante modesto, era avesso a publicar seus trabalhos. Disso resulta, em parte, o fato de Descartes comumente ser mais lembrado como criador da Geometria Analítica.
Embora Omar Khayyam já no século XI usasse um método muito parecido para determinar certas interseções entre curvas, é impossível que qualquer um dos matemáticos franceses acima mencionados tivesse acesso ao seu trabalho.
A ideia central de toda Geometria Analítica é estabelecer uma ligação entre objetos geométricos e números, de tal forma que os problemas geométricos possam ser expressos algebricamente (analiticamente) e que muitos problemas algébricos podem encontrar uma interpretação geométrica. Essa idéia de estabelecer um vínculo permite, por um lado, representar objetos puramente geométricos em forma algébrica, com os quais todo o arsenal de ferramentas de álgebra pode ser aplicado à geometria.
Em essência, a geometria analítica pensada por Descartes seria uma tradução das operações algébricas em linguagem geométrica, e a essa nova forma de proceder segue uma enorme crença do autor no novo método como uma forma organizada e clara de resolver problemas de natureza geométrica.