• Matéria: Biologia
  • Autor: luis092344912
  • Perguntado 8 anos atrás

O tamanho dos répteis varia bastante de uma espécie para outra. As largatixas domésticas têm alguns centímetros de comprimento. Já os dragões de komodo são grandes lagartos que atingem mais e 3m de comprimento e chegam a pesar mais de 200kg. Eles vivem na ilha de komodo, na Indonésia, e alimentam-se de animais mortos em decomposição que detectam com seu faro aguçado, a distância de centenas de metros. Mas, pequenos ou grandes, os répteis foram os primeiros vertebrados a povoar efetivamente ambientes terrestres secos. Identifique duas características desses animais que permitem sua adaptação a esse mbiente, explicando a emportância de cada uma das características.

Respostas

respondido por: satirooo1
21

apresentar características típicas e pela proximidade que estes animais têm com os seres humanos, uma vez que podem ser encontrados em praticamente qualquer edificação antrópica, seja na zona rural ou urbana. Praticamente no mundo inteiro existem lagartixas e estas são internacionalmente conhecidas como geckos, gekkos ou mesmo gecos, como aqui no Brasil.

Esta convivência íntima entre seres humanos e lagartixas, em especial com Hemidactylus mabouia, espécie amplamente encontrada em construções humanas no Brasil, também tem consequências culturais, em especial, sob a forma de crenças e outros etnoconhecimentos acerca destes animais.

Biologicamente, estes animais pertencem à Infraordem Gekkota e, no Brasil, estão distribuídos em três famílias taxonômicas: Gekkonidae, Sphaerodactylidae e Phyllodactylidae. Em geral, são lagartos de pequeno porte, embora haja representantes que atingem cerca de 25 cm de comprimento total, como Phyllopezus periosus, espécie endêmica da Caatinga.

A pele das lagartixas é em geral constituída de pequenas escamas lisas, entremeadas por escamas modificadas em grânulos e tubérculos, o que lhes confere um aspecto relativamente delicado em comparação com outros lagartos (Figura 01). Devido a esta característica, poderíamos imaginar que estes animais fossem mais bem vistos pela sociedade, entretanto essa visão mais amigável em geral não ocorre e o que se vê, muitas vezes, são sentimentos de evitação, medo ou repulsa das pessoas em relação a estes lagartos. komodo O desenvolvimento evolutivo do dragão-de-komodo teve início com o género Varanus, que se originou na Ásia há cerca de 40 milhões de anos e migrou para a Austrália. Há cerca de 15 milhões de anos, uma colisão entre a Austrália e o Sudoeste Asiático permitiu que os varanídeos se deslocassem para o que é agora o arquipélago indonésio. Crê-se que o dragão-de-komodo se diferenciou dos seus ancestrais australianos há 4 milhões de anos, estendendo a sua área de distribuição para Este até à ilha de Timor. O fim da Idade do Gelo, com a subida dramática do nível da água do mar, formou as ilhas onde os dragões-de-komodo habitam, isolando-os nas suas áreas de distribuição actual

Perguntas similares