Unifesp-SP) Leia o poema de Bocage para responder às questões .
Olha, Marília, as flautas dos pastores
Que bem que soam, como estão cadentes!
Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, não sentes
Os Zéfiros brincar por entre flores?
Vê como ali, beijando-se, os Amores
Incitam nossos ósculos ardentes!
Ei-las de planta em planta as inocentes,
As vagas borboletas de mil cores.
Naquele arbusto o rouxinol suspira,
Ora nas folhas a abelhinha para,
Ora nos ares, sussurrando, gira.
Que alegre campo! Que manhã tão clara!
Mas ah! Tudo o que vês, se eu te não vira,
Mais tristeza que a morte me causara.
1. O emprego de Mas, na última estrofe do poema, permite entender que:
a) todo o belo cenário só tem tais qualidades se a mulher amada fizer parte dele.
b) a ausência da mulher amada pode levar o eu lírico à morte.
c) a morte é uma forma de o eu lírico deixar de sofrer pela mulher amada.
d) a mulher amada morreu e, por essa razão, o eu lírico sofre.
e) o eu lírico sofre toda manhã pela ausência da mulher amada.
2. Leia os versos e analise as considerações sobre as formas verbais neles destacadas.
I. O lh a, Marília, as flautas dos pastores... — Como o eu lírico faz um convite à audição das flautas dos pastores, poderia ser empregada a forma O n ça , no lugar de O lh a. I.
II. Vê como ali, beijando-se, os Amores... — A forma verbal, no imperativo, expressa um convite do eu
lírico para que a amada se delicie, junto a ele, com o belo cenário.
III. Mas ah! Tudo o que vês... — A forma verbal, também no imperativo, sugere que, neste ponto do poema,
a amada já viu tudo o que o seu amado lhe mostrou.
Está correto o que se afirma apenas em:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II
e) I e III
Respostas
respondido por:
14
1 – letra a) todo o belo cenário só tem tais qualidades se a mulher amada fizer parte dele.
2 – letra b) II.
Para a resolução da questão 1, temos que ao analisar o poema, é preciso perceber que a utilização do termo “mas” na última estrofe do mesmo, possibilita a compreensão de que todo o belo cenário apenas apresenta essas qualidades quando a mulher amada é pertencente ao mesmo.
Em relação a questão 2, é preciso considerar as formas verbais existentes, em que é possível observar que no trecho “Vê como ali, beijando-se, os Amores...”, a forma verbal está no imperativo, visto que expressa um convite do eu lírico para que a amada seja agradada.
Bons estudos!
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