(PUC-SP) As questões 5 e 6 referem-se ao texto abaixo. Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba;
Verdes mares que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros; Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas.
5. Esse trecho é o início do romance Iracema, de José de Alencar. Dele, como um todo, é possível afirmar que
a) Iracema é uma lenda criada por Alencar para explicar poeticamente as origens das raças indígenas da América.
b) as personagens Iracema, Martim e Moacir participam da luta fratricida entre os Tabajaras e os Pitiguaras.
c) o romance, elaborado com recursos de linguagem figurada, é considerado o exemplar mais perfeito da prosa poética na ficção romântica brasileira.
d) o nome da personagem-título é anagrama de América e essa relação caracteriza a obra como um romance histórico.
e) a palavra Iracema é o resultado da aglutinação de duas outras da língua guarani e significa “lábios de fel”.
6. Ainda no mesmo texto, o uso repetitivo da expressão verdes mares e os verbos serenai e alisai, indicadores de ação do agente natural, imprimem ao trecho um tom poético apoiado em duas figuras de linguagem:
a) anáfora e prosopopeia.
b) pleonasmo e metáfora.
c) antítese e inversão.
d) apóstrofe e metonímia.
e) metáfora e hipérbole.
Respostas
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115
5, resposta é a alternativa C. De fato, Iracema é considerado por muitos críticos como um exemplo impecável de prosa poética na ficção brasileira. Vide o primeiro trecho destacado no enunciado da questão.
6, alternativa A. Anáfora é a repetição de termos, e prosopopéia é a animação de elementos inanimados, como os agentes naturais (ventos e mares).
6, alternativa A. Anáfora é a repetição de termos, e prosopopéia é a animação de elementos inanimados, como os agentes naturais (ventos e mares).
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65
Olá, boa noite! ☺
Bem, vamos lá ...
Prezado amigo (a), com base no enunciado acima, podemos compreender que:
(PUC-SP) As questões 5 e 6 referem-se ao texto abaixo. Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba;
Verdes mares que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros; Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas.
5. Esse trecho é o início do romance Iracema, de José de Alencar. Dele, como um todo, é possível afirmar que:
c) o romance, elaborado com recursos de linguagem figurada, é considerado o exemplar mais perfeito da prosa poética na ficção romântica brasileira.
6. Ainda no mesmo texto, o uso repetitivo da expressão verdes mares e os verbos serenai e alisai, indicadores de ação do agente natural, imprimem ao trecho um tom poético apoiado em duas figuras de linguagem:
a) anáfora e prosopopeia.
Bem, vamos lá ...
Prezado amigo (a), com base no enunciado acima, podemos compreender que:
(PUC-SP) As questões 5 e 6 referem-se ao texto abaixo. Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba;
Verdes mares que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros; Serenai, verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas.
5. Esse trecho é o início do romance Iracema, de José de Alencar. Dele, como um todo, é possível afirmar que:
c) o romance, elaborado com recursos de linguagem figurada, é considerado o exemplar mais perfeito da prosa poética na ficção romântica brasileira.
6. Ainda no mesmo texto, o uso repetitivo da expressão verdes mares e os verbos serenai e alisai, indicadores de ação do agente natural, imprimem ao trecho um tom poético apoiado em duas figuras de linguagem:
a) anáfora e prosopopeia.
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