(PUC-SP) Algum tempo hesitei se devia abrir estas memó rias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. A respeito desse trecho da página anterior, que integra a obra Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis, e, considerando o romance como um todo, é verdadeiro afirmar que:
a) o narrador se considera um defunto autor e por isso resolve escrever suas memórias, organizando a narrativa de forma a iniciá-la pelo fim, ou seja, a partir de sua morte.
b) a diferença entre “este livro e o Pentateuco” se revela na estrutura convencional da narrativa que em nenhum momento altera a sequência cronológica dos fatos.
c) o uso vulgar de começar pelo nascimento credencia o autor defunto a escrever suas memórias pelo princípio, seguindo o exemplo de Moisés no Pentateuco.
d) a alusão bíblica se reveste de ironia porque a aproximação entre os textos referidos se dá apenas pela coincidência do relato da morte.
e) a narrativa se estrutura linearmente, seguindo os acontecimentos da vida do autor defunto, de sua morte até o nascimento.
Respostas
respondido por:
11
LETRA ´´A´´. VISTO QUE ELE COMECA PELA MORTE,E MOISES PELA VIDA,OU SEJA, O
NASCIMENTO.
NASCIMENTO.
respondido por:
1
Resposta:
letra A
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás