Respostas
Nesse panorama, as transações comerciais foram intensificadas com a consequente diminuição das fronteiras entre as nações signatárias.
Todo bloco econômico é fruto de um acordo intergovernamental e geralmente surgem devido afinidades regionais que facilitam e privilegiam as trocas econômicas entre si.
O marco histórico desse fenômeno pode ser considerado a Guerra Fria, posto que o mundo foi dividido em dois grandes blocos econômicos, ideológicos e políticos.
Contudo, será em 1956 que teremos o primeiro bloco tal qual o modelo atual. Assim, surge entre a Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França, a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço).A principal vantagem oferecida pela união econômica entre os países é a redução ou eliminação das tarifas de importação. Isso permite a compra de produtos mais baratos.
A redução na tarifa alfandegária também estimula a circulação de pessoas e mercadorias, as quais passam a circular, muitas vezes, livremente entre os componentes do bloco.
Os produtores podem se beneficiar da redução nas importações de matérias primas, o que reflete nos custos de produção, reduzindo ainda mais os preços dos produtos.
Aquelas empresas que não se adaptarem às transformações, bem como aquelas que não possuem estrutura para concorrer com as rivais em outros países do bloco, irão falir.
Como consequências, elas fecharão postos de trabalho e diminuirão a renda nos setores onde houver ineficiência.