Respostas
A conversão da energia solar em energia química é um processo físico-químico realizado por seres autótrofos e clorofilados, denominado fotossíntese. A organela responsável por esse processo são os cloroplastos, que são constituídos de pigmentos fotossintéticos, representado principalmente pela clorofila (há também pigmentos acessórios como carotenoides e ficobilinas), que ficam imersos na membrana dos tilacóides, formando o complexo-antena, responsáveis por captar a energia luminosa.
Resposta:
A fase química é dependente da fase fotoquímica uma vez que a fase fotoquímica fornece produtos à fase química sem os quais a fotossintese não estaria completa.
Explicação:
A fotossíntese é um método de produção de alimento que se divide em duas partes: a parte fotoquímica, onde ocorrem processos exoenergéticos, ou seja, onde se vai dar energia (neste caso à fase química) e a parte química, onde ocorrem processos endoenergéticos, onde se vai receber energia.
A fotossíntese inicia-se com a entrada de luz.
Na parte fotoquímica vão-se desencadear processos e vai se formar ATP (adenosina-trifosfato) e NADPH que vão ser transportados para a fase química.
Nesta fase vai-se formar PGA (com a junção de CO2 e de RUDP) e posteriormente irá formar-se PGAL (quando este for reduzido pelo NADPH e fosforilado pelo ATP). O PGAL tem 12 moléculas sendo que 10 delas vão para a regeneração da RUDP e as 2 que sobram vão para a formação da glicose, sendo este o produto final da fotossíntese.