Leia o caso abaixo que foi extraído da apostila de Técnicas de Negociação de Sonia Raguer (2015 p.15):
“Uma idosa entra em uma loja de ferragens e o balconista a cumprimenta se oferecendo para ajudá-la. Ela responde que está procurando um aquecedor, e o balconista diz: puxa, a senhora tem sorte! Estamos com uma ótima promoção destes aquecedores, com vários modelos a escolher. Vou lhe mostrar.
Então, após uns 30 ou 40 minutos apresentando controles duo térmicos, indução de calor e todos os fatores envolvidos na operação de um aquecedor, incluindo os atributos e vantagens de cada um dos 12 modelos, ele se vira para a velhinha dizendo: “Então a senhora tem alguma pergunta?”
Ela responde: - Tenho sim meu filho. Qual desses aparelhos poderá manter uma velhinha aquecida?”
Agora análise o caso, com base nos erros mais comuns de negociação estudado na disciplina de Administração de Conflitos e as Técnicas e Negociação e após verifique se as afirmativas abaixo, respondem e justificam o tipo de erro apresentado pelo balconista.
É um erro de ritmo de negociação.
Porque:
O balconista não fez uma análise inicial e nem verificou o que estava sendo trazido para a mesa de negociação.
A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que:
A
as duas afirmações são falsas.
B
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
C
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
D
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
E as duas afirmações são verdadeiras.
Será que não seria este o erro da negociação?
Respostas
Alternativa A) As duas afirmações são falsas.
O vendedor não entendeu o interesse da outra parte, nem compreendeu o conjunto mental da mesma, ou seja, ele não utilizou uma linguagem de acordo com seu negociador.
Interessante é que na Apostila citada no enunciado, essa questão está inclusa na importância do saber ouvir durante a negociação, se o vendedor tivesse parado para ouvir antes e parado de falar, teria percebido a necessidade da senhora
Resposta:
a
Explicação:
A alternativa c orreta é a “A” , pois o erro cometido pelo balconista, segundo os erros estudados na disciplina , foi o de Nego c ia r se m compreender o seu objetivo prioritário (Não entende r que os objetivos podem mudar e nem quais sã o os rea is objetivos de ambas as partes .), e não o de Ritmo (Não te r a condição e o preparo para avaliar quando e se tem habilidade para a quele tipo de negocia ç ã o e nem o tempo em que ele deve ocorrer. Às vezes se for mais devagar terá melhores resultados, outras negociações exigem um ritmo ma is acelera do). A justificativa apresentada também não se re fere a o erro de Ritmo e sim o erro de Não reconhece r o s pontos fortes e fracos do outro lado.