Respostas
Olá!
Quando citamos o AI-5 (Ato institucional nº5) a repressão e os grupos clandestinos, estamos falando sobre o Período de ditadura Civil- Militar brasileira.
Os Atos institucionais eram instrumentos jurídicos usados pelos presidentes durante o regime civil militar para promover mudanças rápidas e sem prévia aceitação do congresso, ou seja, para exercer a ditadura em si.
O AI-5 foi o ato que de fato, instaura a ditadura no país, dando poderes ao presidente para cassar o direito político de qualquer cidadão, além de instituir a censura prévia, conceder o poder de fechar o congresso ao presidente e de, neste momento, exercer a função do mesmo, como interino. Trocado em miúdos, o AI-5 concedia quase um poder absoluto ao presidente em questão.
Diversos grupos,
descontentes com a situação, não apenas do AI-5, mas toda situação
armada desde 64, se articulam para derrubada do Regime Militar.
Alguns grupos eram inclusive armados, usando táticas de guerrilha
contra os militares. Claro, que com a instituição do AI-5, não era possível a existência legal desses grupos, que caem na clandestinidade.
A repressão (que já existia) fica ainda maior em relação aos que se opunham ao governo. Seja de maneira armada, seja de maneira pacifica, ser oposição nesta época não era boa ideia.