Respostas
respondido por:
47
A Aliança Liberal foi uma coligação oposicionista, ocorrida em 1929, formada entre líderes políticos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul para apoiar o candidato Getúlio Vargas ao cargo de presidente. Esta aliança ocorreu em represália ao apoio de Washington Luis ao candidato paulista Julio Prestes, ao invés do Mineiro Antônio Carlos. O que rompeu a aliança mantida entre Minas Gerais e são Paulo, a chamada política do Café com Leite.
respondido por:
0
Resposta:
a) A Aliança Liberal, liderada por Paraíba, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, foi uma frente política de oligarquias dissidentes no final da República Velha.
b) Getúlio Vargas e João Pessoa concorreram pela Aliança Liberal, respectivamente, aos cargos de presidente e vice-presidente, nas eleições de março de 1930.
c) O resultado das eleições foi favorável ao candidato Júlio Prestes, do PRP. Fracassadas as tentativas iniciais de composição política entre os aliancistas e o governo, retomou-se o processo de mobilização das forças tenentistas e oligárquicas dissidentes, o qual, após o assassinato de João Pessoa, culminou na Revolução de 1930 e na subida de Vargas ao poder.
Explicação:
reposta da pergunta do plural
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás