• Matéria: Português
  • Autor: LucasPasso6495
  • Perguntado 8 anos atrás

Para pancrácio,a libertação antecipada não teve. Efeito. Prático ,porqueA) ele permeneceu vivendo quase sob as mesmas condições anteriores.B)alguns dias depois,a lei que aboliu a escravidão foi assinda.C) ele era muito bem tratado na casa em que vivia D) seu padrã vivia de mau humor

Respostas

respondido por: gabibraga88
197
Olá, tudo bem?

Na crônica Pancrácio, de Machado de Assis, o personagem Pancrácio foi escravo por 18 anos.

Ás vesperas da eleição para deputado, o seu senhor, que deveria sair candidato, sabendo que a Lei da libertação dos escravos seria assinada em 13 de maio, decide se antecipar e alforriar Pancrácio durante um jantar, na frente de todos.

Lógico que a intenção não era o bem de Pancrácio, mas sim, que fosse considerado um liberal à frente do tempo.

Pancrácio, entretanto, apesar da sua nova condição de liberto, continuou sendo mal-tatado na casa do seu senhor, pois não tinha outro lugar para ir e continuou, por isso, a viver lá e servir ao seu senhor (mesmo que já estivesse liberto).

Dessa forma, analisando as alternativas acima, compreendemos que está correta a LETRA A: Para Pancrácio, a alforria não teve efeito pois ele continuou vivendo quase sob as mesmas condições anteriores.

A letra B está incorreta porque, mesmo que alguns dias depois a lei da abolição tenha sido assinada, nada mudou na vida de Pancrácio. Portanto, não foi esta a razão pela qual a alforria antecipada não teve efeito prático.

A letra C está incorreta porque Pancrácio era muito mal tratado, e não bem tratado. Prova disso é quando o narrador/senhor diz que o acertava com pontapés.

A letra D está incorreta porque em nenhum momento o patrão diz qu vivia de mau humor, ele apenas maltratava Pancrácio.

Espero ter ajudado. :)
respondido por: chrisaltenhofen45
12

Resposta:

Letra A

Explicação:

Confia no pai.

Perguntas similares