• Matéria: Sociologia
  • Autor: marcelinhapedag00321
  • Perguntado 8 anos atrás

) (...) Como para mim é mais difícil vestir a pele de uma mulher negra, porque por ser branca eu tenho menos elementos que me permitem alcançá-la, eu preciso fazer mais esforço. Não porque sou bacana, mas por imperativo ético. E a melhor forma que conheço para alcançar um outro, especialmente quando por qualquer circunstância este outro é diferente de mim, é escutando-o. Assim, quando ouvi que não deveria usar turbante, entre outros símbolos culturais das mulheres negras, fui escutá-las. Acho que isso é algo que precisamos resgatar com urgência. Não responder a uma interdição com uma exclamação: “Sim, eu posso!”. Mas com uma interrogação: “Por que eu não deveria?”. As respostas categóricas, assim como as certezas, nos mantêm no mesmo lugar. As perguntas nos levam mais longe porque nos levam ao outro. (...) BRUM, Eliane. De uma branca para outra. El País. 20 de fevereiro de 2017. Adaptado. Disponível em: Assinale a alternativa que apresenta o conceito sociológico que melhor representa o desejo de compreensão do outro apresentado pela autora: a) Etnocentrismo. b) Antropocentrismo. c) Relativismo Cultural. d) Fato Social. e) Relativismo Físico.

Respostas

respondido por: Matheusieti
90
Bom dia!

Com base no enunciado podemos compreender que: 

A alternativa que melhor se enquadra com o texto é a letra A. Relativismo cultural.

Partindo deste ponto, a excelente argumentação dada pela autora é capaz de nos mostrar que junto ao relativismo cultural, a perspectiva de liberdade é mais importante do que as guerras verbais ou não entre os povos, e, partindo desse entendimento, ela, como mulher branca, busca entender o motivo de não poder usar o turbante, e, ao invés de atacar, para e ouve, até que entende e sai da conversa sem dano, mais forte e apoiando a causa. 


Além disso, é importante notar que relativismo cultural pressupõe que o investigador tenha uma visão neutra diante do conjunto de hábitos, crenças e comportamentos que a princípio lhe parecem estranhos, buscando compreende-los. 


Espero ter ajudado. 
respondido por: Biamlacerda987
43

Resposta:

c

Explicação:

A dúvida gerada pela intenção de compreender a visão do outro é um resultado da prática do relativismo

cultural, ou seja, do ato de considerar que a nossa cultura não é o centro, nem a única verdadeira.

Perguntas similares