• Matéria: História
  • Autor: Jeanzin123
  • Perguntado 8 anos atrás

Resumo crítico e analítico sobre a Guerra de canudos

Respostas

respondido por: gabrielguimarep0husk
3
Foi um massacre, porque os seguidores de Antônio Conselheiro, eram pessoas normais, que apenas não queria o novo regime no país, o regime republicano, eles queriam a volta de vossa majestade Dom Pedro II e a família Imperial.

Por que? Por mais ruim que as pessoas acham, no império o Brasil tinha estabilidade econômica, para se ter uma noção, o exército brasileiro na república "tomou um pau" para o povoado de Canudos.

"Inicialmente, em Canudos, os sertanejos não contestavam o regime republicano recém-adotado no país; houve apenas mobilizações esporádicas contra a municipalização da cobrança de impostos. A imprensa, o clero e os latifundiários da região incomodaram-se com uma nova cidade independente e com a constante migração de pessoas e valores para aquele novo local passaram a acusá-los disso, ganhando, desse modo, o apoio da opinião pública do país para justificar a guerra movida contra o arraial de Canudos e os seus habitantes."

Vale lembrar que foi por conta dessa guerra que as favelas começaram a aparecer, pois o governo Brasileiro prometeu pagar os novos soldados mas no fim não pagou por falta de dinheiro. 

O que os soldados fizeram? Foram morar em qualquer lugar e levantaram acampamento.

Um vídeo que vai te ajudar muito é esse: https://www.youtube.com/watch?v=69MTadaKjWk
Perguntas similares