• Matéria: Química
  • Autor: vicvalenca100
  • Perguntado 8 anos atrás

Como você explicaria em termos de interação intermoleculares o fato de o etanol ser pouco solúvel em decano (C6H14)

Respostas

respondido por: rodrigosr12
2
   Olá! Para responder essa questão devemos levar em conta a polaridade dos compostos e as ligações intermoleculares que eles estabelecem entre si.

   O decano é um hidrocarboneto, logo, é um composto apolar. Por ser um composto apolar, o decano realiza forças intermolecular do tipo dipolo induzido - dipolo induzido, conhecidas também como forças de London, que são forças fracas.

   Já o etanol apresenta hidroxila em sua constituição, o que faz com que ele possua uma parte apolar, formada pela cadeia carbônica, e uma parte polar predominante, formada pelo OH. Dessa forma, o etanol acaba realizando preferencialmente ligações de hidrogênio e de dipolo permanente com outras moléculas polares, que são ligações intermoleculares mais fortes.

   Sendo assim e seguindo a regra de "semelhante dissolve semelhante", explica-se o fato de o etanol , que é uma molécula polar e que realiza preferencialmente ligações de hidrogênio e dipolos permanentes, não se dissolver completamente no decano, que é um composto apolar e que realiza ligações dipolo induzido.
Perguntas similares