Respostas
Olá!
Durante muito tempo, desde o período colonial, até o fim do período imperial, existia uma grande preocupação em manter a união político-administrativa do país, ou seja, e manter todos os nossos estados unidos através de uma federação.
Principalmente com o ocorrido nos domínios espanhóis, onde houve uma intensa fragmentação, dando cabo ao surgimento dos diversos países irmão do Brasil dentro da América Latina, essa preocupação fica ainda maior em alguns momentos da história.
Um dos momentos mais marcantes neste cenário foi o Período Regencial do império Brasileiro, quando D.Pedro II ainda não tem idade suficiente para governar o país e seu pai, D. Pedro I, é obrigado a voltar para Portugal e renunciar o trono Brasileiro. Este problema foi resolvido com o que chamamos de Golpe da Maioridade, mas até lá, o país foi governado pelo que chamamos de Regentes, gerando uma instabilidade política muito grande, e dando base para que diversos estados se revoltassem e buscassem a independência em relação ao Brasil.
Dai o nome Revoltas Regenciais, algumas das mais famosas são a Confederação do Equador e a Farroupilha, que chegaram a declarar independência em relação ao governo federal.
Como vemos nos dias atuais, todas essas revoltas foram frustradas, e nossa unidade política continua a mesma!