"Todas as teorias contratualistas possuem em comum, dentre outras tantas coisas, a tentativa de se elaborar um(?) para legitimar a existência do estado" ( duas palavras; há espaço entre elas).
Respostas
olá,
A resposta desse questionamento é “contrato social”
Para os teóricos contratualistas ( Hobbes, Locke e Rousseau) o Estado se origina através de um contrato social. Porém eles divergem na justificativa dos motivos que levam a este contrato social.
Hobbes acredita que o homem é o lobo do homem e por isso para garantir o bem da vida, o Estado surge para controlá-lo. Uma vez que a vontade estatal estará acima da vontade dos homens.
Já Locke justifica a existência do Estado para que o particular tenha um julgamento acima dos seus interesses particulares. Porém, os cidadãos escolhem livremente seus governantes e lhe delegam parte de seu poder. Crítico ferrenho do absolutismo e da tirania.
Por fim, Rousseau considera que o homem é essencialmente bom mas é corrompido pela sociedade. Ele considera que todo poder emana do povo( tem soberania) e o Governante representa e exerce o poder de acordo com a vontade popular.