Respostas
Fidel Castro era o grande opositor do governo de Fulgêncio Batista. De princípios socialistas, planejava derrubar o governo e acabar com a corrupção e com a influência norte-americana na ilha. Conseguiu organizar um grupo de guerrilheiros enquanto estava exilado no México.
Em 1957, Fidel Castro e um grupo de cerca de 80 combatentes instalaram-se nas florestas de Sierra Maestra. Os combates com as forças do governo foram intensos e vários guerrilheiros morreram ou foram presos. Mesmo assim, Fidel Castro e Ernesto Che Guevara não desistiram e mesmo com um grupo pequeno continuaram a luta. Começaram a usar transmissões de rádio para divulgar as idéias revolucionárias e conseguir o apoio da população cubana.Com as mensagens revolucionárias, os guerrilheiros conseguiram o apoio de muitas pessoas. Isto ocorreu, pois havia muitos camponeses e operários desiludidos com o governo de Fulgêncio Batista e com as péssimas condições sociais (salários baixos, desemprego, falta de terras, analfabetismo, doenças). Muitos cubanos das cidades e do campo começaram a entrar na guerrilha, aumentando o número de combatentes e conquistando vitórias em várias cidades. O exército cubano estava registrando muitas baixas e o governo de Batista sentia o fortalecimento da guerrilha.
A tomada do poder e a implantação do socialismo
No primeiro dia de janeiro de 1959, Fidel Castro e os revolucionários tomaram o poder em Cuba. Fulgêncio Batista e muitos integrantes do governo fugiram da ilha.
Ai vc Resume um pouco ta bom rsrs
Resposta:
Cuba é o único país do continente americano que tem o socialismo como modelo político-econômico, mas enfim primeiramente Cuba declara sua independência da Espanha com o auxílio dos Estados Unidos, um pouco depois é proclamada a república em Cuba. Já em 1934 o ditador Fulgêncio Batista, torna-se dirigente de Cuba, sua política aumentou o desemprego e reduziu a qualidade de vida da população, um tempo seguinte com as péssimas condições de vida da população cubana e o crescente aumento da miséria acentuam o clima de insatisfação, levando à organização de movimentos reivindicando melhores condições de vida. E em 1956 um grupo de guerrilheiros comandado por Fidel Castro começa a lutar contra o governo, como reação à desigualdade social, e ganha apoio popular, e assim que era a Cuba antes da revolução.
Explicação: