“Nessa caracterização do desenvolvimento, ‘acredita-se que mesmo que a aprendizagem e o desenvolvimento não sejam processos idênticos, a aprendizagem pode tornar-se desenvolvimento’. Partindo dessa concepção, a aprendizagem - e o ensino - é uma condição necessária, um motor essencial ao desenvolvimento”. (Salvador, 1999). O texto acima traz as características da teoria sócio-interacionista de Vygotsky ou de Piaget? Justifique.
Respostas
É possível afirmar que Piaget e Vygotsky imaginam a criança como um ser inteligente que sempre podem criar hipóteses sobre o que está ao seu redor. Entretanto, existem várias formas para considerar o processo de desenvolvimento. Sendo elas:
- Fatores internos e externos no desenvolvimento: Piaget acredita na evolução biológica e Vygotsky no ambiente social.
- Construção real: Piaget crê que os conhecimentos das crianças são espontâneos e Vygotsky acredita que a criança já nasce no mundo social e ao crescer forma uma visão sobre ele.
- Aprendizagem: Piaget considera que a aprendizagem se submete ao desenvolvimento e Vygotsky acredita que o desenvolvimento e aprendizagem estão juntos.
- Linguagem no desenvolvimento e a relação entre linguagem e pensamento: Piaget acredita que o pensamento está antes da linguagem e Vygotsky afirma que o pensamento e linguagens são diferentes processos.