Respostas
No movimento de translação, todos os pontos do objeto percorrem trajetórias paralelas e apresentam a mesma velocidade. Nesse caso, podemos tratar esse objeto como sendo um ponto, ou melhor, como sendo um objeto pontual. Para analisar seu movimento, podemos aplicar as equações do movimento retilíneo uniforme e também as equações do movimento retilíneo uniformemente variado. Um exemplo de movimento de translação é o de um elevador. Ele sobe e desce, mas não tem rotação, portanto, em qualquer instante, todos os pontos do elevador têm a mesma velocidade.
No movimento de rotação, todos os pontos do objeto percorrem trajetórias circulares com a mesma velocidade angular. Normalmente, a descrição do movimento de rotação é feita com as equações do movimento circular uniforme e do movimento circular com aceleração constante. As pás de um ventilador fazem um movimento de rotação: todos os pontos das pás têm a mesma velocidade angular.
Resposta:
Equilíbrio de translação e rotação
Para que um corpo rígido fique em equilíbrio, temos duas condições de equilíbrio, decorrentes da 1 ° Lei de Newton: equilíbrio de translação e de rotação.
1 ° Condição – equilíbrio de translação: quando um corpo está em equilíbrio de translação (em
repouso ou em movimento uniforme), a resultante das forças que atua sobre o corpo é nula.
R = 0 ou Σ Fx = 0 e Σ Fy = 0
2 ° Condição – equilíbrio de rotação: quando um corpo está em equilíbrio de rotação (em repouso ou rotação uniforme), a resultante dos momentos ou torques das forças aplicadas, é nula.
Σ M = 0
Explicação: