Respostas
Futsal - Regras e Penalidades - Faltas: Técnicas, Pessoais, Disciplinar e as suas Punições.
Falta Técnica.
Considera-se falta técnica se o atleta cometer, intencionalmente, uma das seguintes infrações:
- dar ou tentar dar pontapé no adversário;
- calçar o adversário, isto é, derrubar ou tentar fazê-lo usando as pernas, agachando-se na frente ou por trás dele;
- segurar um adversário com as mãos ou impedi-lo de ação com qualquer parte do braço.
Faltas Pessoais.
São faltas pessoais:
- o goleiro demorar mais de 4 (quatro) segundos para repor a bola em jogo, depois de ter sido por ele agarrada ou declarada em condições de ser jogada;
- qualquer atleta demorar mais de 4 (quatro) segundos para repor a bola em jogo nas cobranças de tiro livre, tiro de meta ou penalidade máxima;
- o goleiro tocar ou controlar com suas mãos a bola fora da área.
Falta disciplinar.
Entrar na quadra o atleta substituto antes que saia o atleta substituído ou incorporar-se ao jogo por local fora da zona de substituições será considerado falta disciplinar.
Punições.
As equipes poderão cometer, em cada período de partida, até 5 (cinco) faltas cumulativas, limite máximo que enseja a formação de barreira, com atletas. Serão consideradas faltas cumulatívas todas as faltas técnicas e pessoais. O atleta que cometer, durante o transcorrer da partida, 5 (cinco) faltas técnicas e/ou pessoais, será desclassificado.
A punição dos atletas, técnico ou treinador, massagista, médico e preparador físico, será determinada pela exibição de cartões, em cores distintas a saber:
- de cor amarela, que significa advertência;
- de cor vermelha, que significa expulsão.
A expulsão de atleta participante da partida será temporária para a equipe e pelo tempo de 2 (dois) minutos, após o que poderá retomar outro atleta em seu lugar. O atleta expulso não poderá retornar à partida nem permanecer no banco de reservas.