• Matéria: Filosofia
  • Autor: carlamara46
  • Perguntado 8 anos atrás

Os varios sentidos da razão para os pensadores Platão, descartes, kant?

URGENTE PRECISO DA RESPOSTA PARA AGORA COM MÍNIMO 20 LINHAS PRA CASA PENSADOR

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
1
Para Platão, antes de existirmos em carne em osso, vivíamos em um espectro onde a alma contemplava a ideia, Platão considera essa forma perfeita, a partir disso a alma foi se materializando e se tornando imperfeita, sendo confundida pelos seus novos sentidos, se perdendo em meio a tanto estimulo incompreendido. Platão acredita que a unica forma de alcançar a sombra da perfeição é seguindo a razão, pois ela é imutável e verdadeira, ela fundamenta o mundo.

 René Descartes foi um dos principais representantes do racionalismo, sua obra busca fundamentos sólidos para a ciência. Para Descartes era necessário garantir a certeza de suas afirmações, com isso, propôs que o fundamento era a própria razão, pois acreditava que ela deveria ser clara, evidente e inata, para que ela pudesse ser julgada como verdadeira ou falsa. O motivo desse pensamento era para evitar os preconceito acumulados, abominava aceitar algo como verdadeiro sem antes refletir a respeito, inclusive implementou a matemática na filosofia afim de alcançar verdades incontestáveis, invariáveis e evidentes, por isso estabeleceu um método com base na geometria, decidiu duvidar de tudo o que aprendeu, submetendo até as crenças a uma necessidade de prova.

Kant distingue conceitos de ideias, esses são os objetos da sua obra. Para Kant a razão tem a função reguladora das ações humanas, as principais idéias são a da alma, de Deus e do Mundo em sua forma metafisica. O homem, pela sua forma limitada, é incapaz de receber o mundo como o todo, entretanto, o homem não é somente material, a alma, apesar de ser desconhecida, é responsável por regular nossas ações, dando origem a ética que habita em nós.     


Perguntas similares