• Matéria: História
  • Autor: santiagho2011p0833k
  • Perguntado 8 anos atrás

Trabalho de Historia 9*

Anexos:

Respostas

respondido por: viniandradds
1
A Europa, no final do século XV, se encontrava presa em seus limites, sentindo a necessidade de se expandir. O comércio das especiais, monopolizado pelas cidades italianas e desenvolvidas do Mediterrâneo, prejudicava o restante dos países do continente. A razão era muito simples: os produtos eram vendidos por um preço muito alto. A necessidade de quebrar esse monopólio passou a ser uma questão de sobrevivência para uma economia monetária, como narrou Rolando Mausmier: "o numerário é totalmente insuficiente para as monarquias e para um comércio em plena expansão". Era preciso, com urgência , encontrar ouro.

É preciso também deixar bem clara a causa principal da expansão marítima de Portugal. Para justificar sua expansão, os portugueses alegaram a defesa do cristianismo. Tinham como divisa "A propaganda da Igreja de Cristo e a conversão dos infiéis", dando a impressão de que se tratava de uma nova cruzada. Acontece que o objetivo era real outro bem diferente: a busca desesperada pelo ouro.

1) O renascimento foi um movimento cultural que influenciou o desenvolvimento de diversos ramos da arte, como a literatura, pintura, escultura, etc.

2) Expansão Comercial - A saída para a crise do feudalismo foi à ampliação do comercio para tal ocorreu a aliança do rei com a burguesia, ambos objetivaram a criação do estado nacional que com o fortalecimento do poder central, seria possível a ampliação de mercados comerciais.
Nesse contexto, a expansão foi o resultado direto da crise do sistema feudal, e, a partir dela acabou a coexistência de dois modos de produção:
-feudal – transformação
-capitalista-formação
Fatores que condicionaram a expansão:
-(econômico) a estagnação da economia européia > busca por new mercados
-(sóciopolítico.) a ascensão da burguesia e o fortalecimento do estado nacio
-(religioso) espírito cruzadistico
-( cultural) aperfeiçoamento de instrumentos e técnicos de navegação, como a bússola, os astrolábios e os portulanos

3) Metalismo - foi uma política do mercantilismo, ou seja, o fortalecimento do estado absolutista através do acúmulo de metais preciosos. Também chamado de Bulionismo,( barras de ouro ou prata), os países que adotaram o metalismo foram Espanha e Portugal (países ibéricos).

4) Progressos técnicos e científicos - Contribuíram também para as conquistas marítimas os avanços efetuados na técnica de navegação em alto-mar e o aprofundamento dos conhecimentos científicos alcançado pelos europeus no século XV.
5) Entre os progressos técnicos estavam instrumentos como a bússola e o astrolábio, além, é claro, da caravela. Muitos desses equipamentos já eram utilizados por outros povos e foram aperfeiçoados e adaptados pelos portugueses à navegação marítima.

6) Balança comercial favorável - Balança Comercial Favorável: o esforço era para exportar mais do que importar, desta forma entraria mais moedas do que sairia, deixando o país em boa situação financeira.

7) Absolutismo - Sistema de governo predominante nas monarquias nacionais européias da idade moderna cuja caracteristica principal era a concentração de todas as esferas de poder nas mãos do rei. O Estado absolutista era extremamente intervencionista sendo o mercantilismo o modelo econômico predominante. O poder do monarca tinha caráter divino, tese defendida por Maquiavel em O Príncipe.
Perguntas similares