A existência de um pacto ao nível federal, estadual e municipal é característica da República Oligárquica; sendo o coronel, o mediador entre as instituições políticas e a população interiorana (eleitores). Marque a alternativa correta sobre como são denominados esses pactos: a) Federal: Política do Café-com-leite; Estadual: Política dos Governadores; Municipal: o Coronelismo. b) Federal: Política de Valorização do Café; Estadual: Política dos Governadores; Municipal: o Coronelismo. c) Federal: Política do Café-com-leite; Estadual: Política de Salvações; Municipal: o Tenentismo. d) Federal: Política de Valorização do Café; Estadual: Política de Salvações; Municipal: o Tenentismo.
Respostas
Vamos analisar as situações das assertivas:
Política de valoração do Café: Programa de nível federal do séc XVIII que visava blindar o café nacional da desvalorização mundial. Sua principal medida foi o Convênio de Taubaté. Não era um pacto político nacional.
Política do Café com leite: Pacto entre os estados do sudeste (com mais poderes para São Paulo e Minas Gerais), que marca nossa segunda fase republicana após a república da Espada. É um pacto Federal
Política dos Governadores: Pacto entre o governo federal e as oligarquias estaduais em busca do controle político durante a República Velha. Era um pacto de nível estadual.
Políticas de Salvações: Tentativa do General Hermes da Fonseca de enfraquecer os cafeicultores que exerciam o poder político na República velha. Não deu certo, e não era um pacto.
Corolianismo: A função dos coronéis era manter o curral eleitoral para os grandes governadores (que eram eles próprios na maioria das vezes). Através do famoso “voto de cabresto” e outras ameaças, era garantido o poder político das grandes oligarquias. Era um pacto de nível municipal e estadual.
Tenentismo: Movimento de jovens tenentes contra a condução política da República Velha. Não era um pacto nacional.
Analisando as alternativas, chegamos a conclusão que a alternativa correta é a letra A