Respostas
Localizada na Oceania, mais precisamente na porção denominada Polinésia, a Nova Zelândia não possui fronteira terrestre com nenhum país. Seu território é formado por várias ilhas no Oceano Pacífico, sendo duas principais: Ilha do Norte e Ilha do Sul, que estão separadas pelo estreito de Cook.
A população nacional, cerca de 4,2 milhões de habitantes, concentra-se em maior número na Ilha do Norte, pois as características geográficas dessa região são mais adequadas para a instalação humana. A Ilha do Sul, por sua vez, é “cortada” por uma cadeia montanhosa, sendo habitada por um menor contingente populacional.
Os neozelandeses desfrutam de elevado padrão social. De acordo com o relatório divulgado em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o país possui o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, com média de 0,907. Entre os excelentes indicadores estão a baixa taxa de mortalidade infantil (apenas 4 para cada mil nascidos vivos), praticamente todos os habitantes maiores de 15 anos são alfabetizados, e a expectativa de vida é de 80 anos.
Com relação aos aspectos econômicos, a Nova Zelândia apresenta elevado grau de industrialização e uma agropecuária bem desenvolvida. A indústria atua nos segmentos eletrônico, mecânica, automobilístico, químico, alimentício, têxtil, etc. Com utilização de vários recursos tecnológicos, a agropecuária é uma importante fonte de receitas financeiras, com destaque para o rebanho ovino e os cultivos de trigo, cevada, aveia, milho e frutas. A mineração também contribui de forma significativa para a economia.