Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quanto aos dois tipos de diabetes: mellitus e insipidus. Enquanto o primeiro tipo está associado aos níveis ou à ação da insulina, o segundo não está ligado à deficiência desse hormônio. O diabetes insipidus é caracterizado por um distúrbio na produção ou no funcionamento do hormônio antidiurético (na sigla em inglês, ADH), secretado pela neuro-hipófise para controlar a reabsorção de água pelos túbulos renais.
Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual é um sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus?
a) Alta taxa de glicose no sangue.
b) Aumento da pressão arterial.
c) Ganho de massa corporal.
d) Anemia crônica.
e) Desidratação.
Respostas
respondido por:
95
O sintoma característico de um paciente que tenha diabete insipidus é a desidratação, pois a falta do ADH eleva o volume de urina eliminada, reduzindo a reabsorção de água nos néfrons.
respondido por:
59
Resposta:
Resposta correta: letra E - Desidratação.
Explicação:
O papel do ADH é de promover a reabsorção da água ao corpo, impedindo que o nosso corpo elimine ela em excesso e mantendo o equilíbrio das substâncias dissolvidas nos sangues e nos tecidos. Quando existe distúrbio na produção deste hormônio, normalmente eliminamos mais água que o nosso corpo deveria. Um dos sintomas clássicos dos pacientes diagnosticados com diabetes é o de fazer xixi em excesso e o de sentir muita sede. Desta forma, é comum o quadro de desidratação.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás