• Matéria: História
  • Autor: wagnerwlcovrwkd
  • Perguntado 8 anos atrás

Sobre a formação do Brasil e a ocupação de seu território, leia o excerto a seguir:

A sociedade estabelecida nas fronteiras brasileiras foi sendo moldada ao sabor das correntes migratórias dos seres humanos e interesses econômicos resultantes da economia mundial e dos interesses internos dos empresários capitalistas. O Brasil se organizou dentro de uma lógica de integração ao capitalismo, porém foi sendo definido com elementos específicos de cada região, onde as relações geraram identificações próprias.
AGUIAR, G. Antropologia Cultural. Maringá: Unicesumar, 2016, p. 228.

A citação fala da ocupação do território brasileiro, das diferentes maneiras que a integração ao capitalismo mundial gerou possibilidades. Entre as alternativas abaixo, assinale a correta em relação à diversidade do território, suas características culturais e histórico ocupacional.
ALTERNATIVAS



A ocupação do território brasileiro foi marcada por uma interiorização desde o início da colonização portuguesa. Preocupados em garantir a posse sobre a extensa quantidade de terra definida pelo Tratado de Tordesilhas (1494), os portugueses estabeleceram uma ligação pluvial que atendia ao deslocamento de pessoas e produtos do interior para o litoral.



A ocupação do Nordeste brasileiro não contribuiu com a integração econômica da América Portuguesa com o mercado internacional. Ademais, a faixa litorânea do território brasileiro concentrou a maior parte da população, porém, somente durante o período colonial e não depois dele.



A Região Sudeste concentra, hoje, a maior parte da população do país. Nela, também se desenvolveu a concentração da riqueza através do ciclo aurífero, mas principalmente cafeeiro. A transição do país agrário para o urbano tem no Sudeste o palco mais expressivo.



O Sul do Brasil foi ocupado por uma economia extensiva, fundada no latifúndio monocultor açucareiro e escravocrata. A política colonial portuguesa tinha, no litoral catarinense e gaúcho, o ponto inicial do processo de conquista e implantação da empresa colonizadora.



Há uma padronização cultural no país. Ela é fruto do estabelecimento de uma empresa colonizadora fundada nos mesmos elementos e interesses econômicos. O latifúndio monocultor escravista que se estendeu por todo o território nacional.

Respostas

respondido por: Garcias29
6
Olá,


Resposta: 
 A Região Sudeste concentra, hoje, a maior parte da população do país. Nela, também ...


O primeiro ciclo de maior proporção ocorrido na região sudeste foi o ciclo do ouro. A região aurífera que aumentou significativamente o numero de pessoas na região, ocorreu entre os anos 1750 e 1770 em Minas Gerais.


Do final do século XVIII para o século XIX, várias famílias tradicionais da zona de mineração, migraram em busca de novas oportunidades econômicas, dando vasão ao segundo ciclo - o ciclo cafeeiro, além desta cresceram também outras atividades econômicas, como a indústria, o comércio e o setor financeiro, em decorrência, também foram dinamizadas.


A industrialização foi intensificada a partir do governo Vargas na região sudeste, isso fez que a região aumentasse grandemente o contingente de pessoas que seguiam para a região em busca de emprego.


Espero ter ajudado.

Perguntas similares