• Matéria: História
  • Autor: wagnerwlcovrwkd
  • Perguntado 8 anos atrás

Vivemos a idolatria do “Eu”. Assume-se abertamente a supremacia do indivíduo sobre a sociedade. Os que defendem a liberdade temem a confusão entre o poder de ação pessoal e a necessidade do comprometimento com os interesses coletivos. As afirmativas abaixo expressam essa idolatria à particularidade. Assinale a alternativa correta.

I- Há obras literárias que idolatram personagens que resolvem problemas por conta própria, sem a ajuda da coletividade.
II- Mesmo na literatura, os heróis passam a ser inspirados por motivos particulares e não mais por interesses coletivos.
III- Os heróis tradicionais da sociedade ocidental, mesmo aqueles que são colocados na condição de ficção, há uma particularidade nos seus atos que salvam a humanidade, por serem motivados por questões pessoais.
IV- Indivíduos sentem-se estimulados, por algumas obras literárias, a acreditarem que a luta pela coletividade deve começar pelo interesse pessoal e não pela necessidade coletiva.

ALTERNATIVAS



Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.



Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.



Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.



Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.



Todas as afirmativas estão corretas.


Respostas

respondido por: Matheusieti
4
Boa tarde!

Com base no enunciado acima, podemos compreender que todas as afirmativas estão corretas.

Partindo deste ponto, podemos ressaltar que, nas ficções ou no mundo real é interessante notar que os pontos pessoais podem auxiliar o coletivo, e, é a partir do ideal pessoal que é construído o conjunto de necessidades para auxiliar o próximo.

Podemos perceber em diversas obras que acontecimentos pessoais com personagens os tornaram heróis em potencial que protegem a terra, e, grande parte das pessoas que ajudam os grupos menos favorecidos sofreram algum tipo de problema na infância ou em sua formação, o que os tornou esses indivíduos heroicos, fato que heroísmo não se dá apenas na ficção mas temos profissionais e pessoas interessadas em questões globais por todas as partes.

Espero ter ajudado. 
Perguntas similares