O daltonismo é de herança ligada ao x. Uma mulher de visão normal, cujo pai é daltônico, casou-se com um homem de visão normal. Qual é a probabilidade de crianças daltônicas na prole dessa mulher?
Respostas
Sendo o daltonismo recessivo, vou simbolizar o gene pela letra o (o certo é usar a letra d, mas este site não fornece essa opção):
Homem normal = X⁰Y
Homem daltônico = X°Y
Mulher normal (homozigota) = X⁰X⁰
Mulher normal mas portadora do gene (heterozigota) = X⁰X°
Se a mulher do problema é filha de pai daltônico, ela, obrigatoriamente, é heterozigota:
Casal = X⁰Y x X⁰X°
Gametas = X⁰ - Y X⁰ - X°
Filhos = X⁰X⁰ - X⁰Y - X⁰X° - X°Y
(geral) ³/₄ normais ¹/₄ menino daltônico
Probabilidades por sexo:
Meninas = 100% normais (com 50% portadoras)
Meninos = 50% daltônicos
A probabilidade de crianças daltônicas na prole é de dos meninos (letra C).
Sabemos que o daltonismo está relacionado a uma condição genética, e sua herança está condicionada ao cromossomo x e é uma anomalia recessiva.
Ou seja, em caso de daltonismo a criança do sexo feminino herda dois genes X e do sexo masculino somente um gene x. No enunciado é informado que o pai da mulher é portador do gene para daltonismo, como a mulher não manifesta a alteração, ela é portadora de apenas um gene x que apresenta alteração.
Sendo assim, sabemos que a mulher possui visão normal, mas é portadora do gene para daltonismo, e o pai apresenta visão normal, caracterizaremos os genótipos:
- Mãe:
- Pai:
Onde:
D: gene sem alteração
d: gene portador de daltonismo.
Realizando o cruzamento teremos:
Logo, 1/2 dos meninos podem apresentar daltonismo. A hipótese de daltonismos é maior no sexo masculino, pois são portadores de apenas um gene x.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/31276634