• Matéria: Português
  • Autor: biel026
  • Perguntado 8 anos atrás

sabendo que o cordel e um texto para ser cantado ou declamado com que objetivo o cordelista emprega recursos sonoros em seu s textos A apenas para enfatizar as rimas b apenas para dar ritmo c para facilitar a leitura em voz baixa d para atribuir beleza aos versos a facilitar a memorização

Respostas

respondido por: gabibraga88
304
Olá, tudo bem?

O cordel é um texto narrativo, em forma de poema, que nasceu da tradição oral. Ou seja: ele é feito para ser cantado ou contado em voz alta. Por isso, sempre há rimas entre os versos, que garantem o seu ritmo, a sua musicalidade.

Tendo isso em mente, podemos analisar as alternativas: 

a) apenas para enfatizar as rimas
O uso de efeitos sonoros serve também para enfatizar as rimas, que devem sempre existir nos cordeis, porém não servem APENAS para isso. Portanto, a alternativa está incorreta.
 
b) apenas para dar ritmo
O ritmo do cordel vem das rimas, da forma como são organizadas, que garantem a musicalidade do poema. Portanto, a resposta está incorreta.

c) para facilitar a leitura em voz baixa
O cordeol nasceu da tradicção de literatura oral. É uma poesia feita para ser lida em voz alta, por isso a preocupação com a métrica, a rima e a musicalidade. Portanto, alternativa incorreta.

d) para atribuir beleza aos versos a facilitar a memorização
Como o cordel nasceu da tradição oral, a princípio, não eram escritos e precisavam ser memorizados pelos contadores de história. Os efietos sonoros, então, são uma forma de atribuir beleza aos versos, garantir a musicalidade e facilitar a memorização. A alternativa está correta.

Resposta: letra D.

Espero ter ajudado. :)
respondido por: martinkoliveira
1

O cordelista emprega recursos sonoros em seus textos para atribuir beleza aos versos e facilitar a memorização. Por isso, a alternativa correta é a letra D.

O que é um cordel?

O cordel pode ser descrito como um folheto que possui poemas populares, e são chamados desse modo principalmente na região Nordeste. Há a presença da linguagem coloquial, humor e o uso de ironias e sarcasmos, além da presença obrigatória de rimas, podendo inclusive serem ilustrados.

No início de sua história, o cordel não era escrito, e por isso ele necessitava ser memorizado. Ou seja, o cordel teve origem na tradição oral, e por isso os efeitos sonoros eram de extrema importância no processo. Com isso, pode-se concluir que a musicalidade ajudava na memorização, e é aí que as rimas se fazem muito importantes.

Veja mais sobre os cordelistas em:

brainly.com.br/tarefa/6547288

#SPJ3

Anexos:
Perguntas similares