Respostas
O historiador Vítor Pinto defende que a cooperação entre Portugal e Inglaterra remonta ao século XII, 239 anos antes do Tratado de Windsor, que oficializa "a aliança diplomática mais antiga do mundo ainda em vigor".
PUBVítor Pinto faz estas afirmações na obra "Uma Viagem aos Bastidores do Casamento de D. Filipa de Lencastre e D. João I", que é apresentada no sábado às 18h, na Livraria Bertrand do Alameda Shopping, no Porto, pelo doutorado em História Medieval Luís Miguel Duarte, da Universidade do Porto.
O casamento entre o rei D. João I e Filipa de Lencastre, neta do rei Eduardo III de Inglaterra, celebrou-se no Porto a 2 de Fevereiro de 1387, há 630 anos.
D. João, filho extraconjungal de D. Pedro I e de Teresa Lourenço, tinha sido recentemente entronizado e derrotara as tropas castelhanas no campo de Aljubarrota, em 1385, garantindo a independência de Portugal.
O apoio inglês à causa de D. João, Mestre de Avis, na luta pela independência de Portugal, foi "crucial", mas a coroa inglesa tinha já prestado apoio ao rei D. Fernando de Portugal nas denominadas Guerras Fernandinas, entre 1369 e 1380, entre Portugal e o vizinho reino de Castela, realça o historiador.