Com relação aos estudos sobre as propriedades do ímã, podemos dizer que o polo sul de um ímã natural:
Respostas
O ímã é definido com um objeto capaz de provocar um campo magnético à sua volta e pode ser natural ou artificial.
Um ímã natural é composto de minerais com substâncias magnéticas, como por exemplo, a magnetita, e um ímã artificial é feito de um material sem propriedades magnéticas, mas que pode adquirir permanente ou instantaneamente características de um ímã natural.
Um ímã é composto por dois polos magnéticos, norte e sul, normalmente localizados em suas extremidades, exceto quando estas não existirem, como em um ímã em forma de disco, por exemplo. Por esta razão são chamados dipolos magnéticos.
Existem duas formas de coloca os imães para que estes sejam repelidos e duas formas para que sejam atraídos. Isto se deve ao fato de que polos com mesmo nome se repelem, mas polos com nomes diferentes se atraem
Esta propriedade nos leva a concluir que os polos norte e sul geográficos não coincidem com os polos norte e sul magnéticos.
Para determinar os pólos de um imã é considerada a tendência de este ser orientado de acordo com os pólos magnéticos da Terra, que é um ímã natural gigante.
O pólo norte do íman é orientado para o pólo magnético sul, que é próximo ao pólo norte geográfico , porque em um sentido estritamente magnético é um pólo sul, enquanto o pólo sul de um íman é orientado para o pólo norte magnético, que é próximo ao pólo sul geográfico, porque em um sentido estritamente magnético é um pólo norte.
O pólo norte magnético é positivo e o Pólo Sul magnético é negativo. Como no Pólo Norte Geográfico é o pólo sul magnético, podemos dizer que o Pólo geográfico Norte é negativo e o Pólo Sul Geográfico é Positivo.
Resposta:
Explicação:
atrai o polo norte de todos os ímãs, sejam naturais ou artificiais