• Matéria: História
  • Autor: nadineseoud3853
  • Perguntado 8 anos atrás

A empresa colonial espanhola na América teve na exploração dos metais preciosos sua principal base econômica. Aponte as principais implicações desse fato na prática econômica da Espanha.

Respostas

respondido por: RPTurolla
46

Olá!


A prática extrativista foi a base da exploração por parte da coroa espanhola em relação a suas colônias, graças aos grandes achados de ouro e prata (o mesmo não aconteceu no Brasil, por isso se exigiu um investimento em agricultura).


Com estes achados, os espanhóis puderam concentrar sua economia na própria pratica extrativista através do Atlântico.


Escravizando o índio nativo, não foi necessário que se construisse toda uma lógica de exploração entre a venda de escravos negros vindos da África e a produção agrícola, como fora necessário em terras portuguesas. A extração de metais preciosos era muito mais simples.


Isso não significa que práticas como a agricultura, por exemplo, não existissem. Inclusive, a riqueza gerada com a extração incentivava os plantios e outros tipos de produção.


A prática econômica espanhola era pautada pelo Mercantilismo, que tinha como bases a balança comercial favoravel, a proteção de seus territórios e a colonização!


Perguntas similares