(UFTM) O controle involuntário da respiração humana depende do pH do sangue. Se o pH sanguíneo se reduzir, haverá uma alteração na frequência respiratória. a) Cite a principal substância liberada pelos tecidos que determina a redução do pH sanguíneo. Explique o que ocorre com a frequência respiratória, quando há redução no pH sanguíneo. b) Explique a sequência de eventos que ocorrem na caixa torácica para que haja a inspiração do ar.
Respostas
a) Após a entrada de oxigênio na corrente sanguínea, ele vai para os tecidos, onde fará parte do metabolismo de formação de energia, o que liberará gás carbônico para o meio extracelular, ou seja, para o sangue, o que formará ácido carbônico, o que diminuirá o pH sanguíneo, deixando a pessoa acidótica se esse gás carbônico não for liberado logo. Portanto, pelo aumento do nível de acidez do sangue, há um estímulo para a liberação desse gás CO2, levando ao aumento da frequência respiratória.
b) Para que haja a inspiração do ar, é preciso antes saber que a passagem do ar para dentro da caixa torácica se dá pela diferença de pressão entre os meio intra e extra, fazendo o ar passar do meio com maior pressão para o de menor pressão. Assim, na inspiração, a pessoa faz um movimento que provoca o aumento da caixa torácica, levando a uma diminuição da pressão intrapulmonar, fazendo com que o ar de fora entre.
Espero ter ajudado^^