• Matéria: Filosofia
  • Autor: jennifersouza68
  • Perguntado 8 anos atrás

Explique as diferenças entre ética do discurso que busca o consenso, proposto por habermas, e a perspectiva de ranciere estudada no capítulo anterior que considera a democracia como exercício do dissenso

Respostas

respondido por: makmorales
59
Olá!

A ética do consenso defendida por Jürgen Habermas leva em conta uma série de práticas adotadas a fim de garantir a inclusão social e gerar o mínimo prejuízo para o próximo.

Agir pela ética do consenso é buscar o bem sem ter de prejudicar alguma outra pessoa. Nesse contexto, os conflitos devem ser resolvidos pelo consenso da maioria e não por qualquer tipo de resolução individualista.

Já a concepção de democracia através do dissenso, de Jacques Rancière, nos brinda com a ideia de que o conflito faz parte da realidade, e que buscar agir pelo consenso o tempo todo é um equívoco, e é mais importante lidar com o problema do que ocultá-lo sob um consenso que na verdade é mascarado pelo politicamente correto.

Para ele, o dissenso faz parte da democracia, onde se deve combater o consenso imposto, pois nem sempre o que todos acreditam, de fato, corresponde a realidade ou ao que é democrático.

O debate e a discussão são importantes para dissuadir ideias, pois muitas vezes elas podem estar equivocadas.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares