• Matéria: Filosofia
  • Autor: Tays2201
  • Perguntado 8 anos atrás

de um exemplo do moral do rebanho

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
55
Friedrich Nietzsche foi o filósofo responsável por conceituar a moral do rebanho que se consiste em explorar a origem do comportamento submisso humano. Esse comportamento é um costume adquirido por uma sociedade ao longo do tempo, geralmente de forma imperceptível. Isso acontece porque temos a tendencia de reproduzir os hábitos e escolhas do maior grupo de pessoas, é uma condição natural humana da necessidade de estar em um grupo, um sentido primitivo para garantir a sobrevivência, mesmo que a questão em si não coloque em risco de vida.

Um exemplo: Em uma eleição, antes de decidir em quem votar, você fez uma pesquisa muito extensa e entendeu que o ideal seria votar no candidato X, porém ao longo dos dias você observa que todo mundo a sua volta defende o candidato Y. No dia da votação, ao ver todas aquelas pessoas convictas que deveriam votar no Y, você questiona suas capacidades facultativas e acaba votando no Y, mesmo não sendo o da sua escolha. 
respondido por: larissamagrani
3

De acordo com o pensamento do filósofo Nietzsche, o saber liga-se à vontade de potência do homem e do quanto ele domina o que foi capitado.

Em outras palavras, o homem conhece aquilo que é lhe de interesse e sua ânsia pelo conhecimento vai de encontro com as coisas que podem ser dominadas por ele.

Para Nietzsche, o homem quer ser forte o tempo todo. Ele utiliza da sua ação e da sua criatividade para dominar os mais fracos. E a fraqueza é um sinal de ressentimento e de não aceitação do amor fati (amor ao destino).

Assim, a moral do rebanho diz respeito a práticas sociais que são impensadas e insconscientes, onde o homem age por meio do hábito ou costume. Um exemplo desta moral é o voto comprado. Quando pessoas vendem seus votos por dinheiro ou favores, eles perdem sua autonomia e ficam à mercê da coisificação humana.

Link: brainly.com.br/tarefa/33296123

Anexos:
Perguntas similares