• Matéria: Pedagogia
  • Autor: elizabetiferna
  • Perguntado 9 anos atrás

Nascimento e outros (2008), apontam que um dos principais motivos da dificuldade dos alunos em compreenderem o conceito de número racional bem como saber utilizá-lo, está relacionada à ênfase nos procedimentos e algoritmos no trabalho escolar com os números racionais, sem haver preocupação e o cuidado com o aspecto conceitual.
Para que o trabalho com os números racionais na escola esteja voltado a um tratamento conceitual, deve-se refletir sobre as diversas idéias que estão relacionadas à representação fracionária (DAVID e FONSECA, 1997, p.56).
Behr et al. (1983), citados por DAVID e FONSECA, apresentam uma classificação para idéias envolvidas no conceito de número racional. Apontam para a idéia de fração como medida, em que encontramos as frações de uso mais comum que estão relacionadas à metade 2), a terça parte (1/3), a quarta parte (1/4), etc, e a idéia de fração como comparação entre parte-todo.
A concepção de “fração como medida feita como subunidades dos inteiros”, é definida e utilizada em situações nas quais é preciso expressar o tamanho de algo menor do que uma unidade que já foi pré-estabelecida. A “fração como quociente ou como divisão indicada” configura ação em que a fração é o resultado de uma divisão. A “fração como razão” é utilizada expressar índices comparativos, índices que expressam escalas, na comparação de grandezas naturezas diferentes e idéia de proporcionalidade. Por sua vez, a idéia de “fração como operador” está relacionada à multiplicação e traz para o aluno a dificuldade para perceber que nem sempre a multiplicação traz como produto um número maior, fato sempre notável no contexto dos números naturais, os números de contar.
Para as autoras, o trabalho com os números racionais deve ser abordado desde as séries iniciais de ensino fundamental com as várias interpretações para a representação fracionária, pois através da experimentação e do convívio com esses conceitos que se dá início ao processo de construção de número racional.
NASCIMENTO , Juliane. PERSPECTIVAS PARA APRENDIZAGEM E ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 8, n.2, p. 196-208, 2008. e Iniciação Científica da FFC, 2008.
De acordo com o texto podemos afirmar:
I – O texto destaca aspectos importantes relacionados ao conceito de fração e aponta para: fração como medida, fração como operador, fração como quociente e fração como razão.
II – Os números racionais não devem ser tratados nas séries iniciais do Ensino Fundamental, por ser muito difícil.
III – O conceito de fração deve ser trabalho com os alunos sobre vários enfoques e várias interpretações para a representação fracionária.

Escolha uma:
a. Somente a alternativa I é verdadeira.
b. Somente as alternativas I e III são verdadeiras.
c. Somente a alternativa II é verdadeira.
d. Todas as alternativas são verdadeiras.

Respostas

respondido por: fatimacmarconi
34
 FAZENDO A CORREÇÃO: Alternativa correta B) I e III são verdadeiras

elizabetiferna: Olá Fatima discordo de vc. Por favor leia o item II da pergunta de acordo com o texto, diz claramente que não se devem ser tratados nas séries iniciais, mas no texto diz que devem sim ser tratados nas ´series iniciais os números racionais. Sendo assim sua resposta está errada.
elizabetiferna: Mas obrigada pela tentativa
fatimacmarconi: Obrigada Elizabeti, já fiz a correção, obrigada e me desculpe, o não, faz toda a diferença
elizabetiferna: Isso mesmo e como faz a diferença esta palavra
costacosta: Afinal, qual é a correta...
fatimacmarconi: I e III CORRETAS
Perguntas similares