Leia o trecho abaixo:
Um dos reflexos da falta de água disponível para agricultura no estado do Ceará vem sendo a migração das empresas para outras regiões e a perda de empregos no Estado. “Em Aracati deixamos de plantar mil hectares. Mil pessoas deixaram de trabalhar”, diz Alberto Bessa Júnior, presidente do Conselho de Agronegócio (Conag) da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). Ele contabiliza 20 mil demissões na agricultura irrigada e queda de 50% nas plantações.
(Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2017. Adaptado.)
Sobre o texto acima, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O texto aborda questões socioeconômicas e socioambientais do estado do Ceará.
b. O projeto de transposição do rio São Francisco é visto como uma alternativa para a recuperação do agronegócio no Ceará.
c. O ponto positivo da migração das empresas agrícolas é a diminuição dos impactos ambientais do agronegócio na região Nordeste.
d. O texto apresenta a importância do desenvolvimento agrícola para o estado citado, mas não apresenta nenhum impacto a este setor.
e. O projeto de transposição do rio São Francisco é visto apenas como uma alternativa para a recuperação socioeconômica no Ceará, não estando o agronegócio entre os objetivos.
Respostas
Com base em seu conhecimento sobre o andamento das obras de transposição do rio São Francisco e analisando a manchete acima é possível afirmar que:
RESPOSTA: e. As obras complementares que deveriam levar água às comunidades ainda estão no papel ou em início de execução.
“O Ibama concedeu nesta sexta-feira, 29 de abril, a licença prévia para o projeto de transposição do Rio São Francisco. Isso significa que o EIA e o Rima foram aprovados. Com o tão esperado sinal verde, o Ministério da Integração Nacional já anunciou que vai lançar imediatamente o edital de licitação para escolher as empresas que vão executar as obras. Em 45 dias deve concluir essa etapa. A partir daí, só faltará _____________________ do Ibama para dar início ao megaempreendimento.”
RESPOSTA: d. a Licença de Instalação.
“A chegada das águas do rio São Francisco ao semiárido paraibano marca a conclusão do eixo leste da transposição. Mas o final da tão esperada obra no semiárido nordestino não encerra as polêmicas geradas pelo projeto, que custou R$ 10 bilhões. Ficaram marcas na região ao serem deixadas de lado a revitalização do rio. Sem o esgoto prometido e sem a revitalização .....
RESPOSTA: d. A obra precisa ser pensada e executada com responsabilidade ambiental para que os impactos ao rio São Francisco não sejam predatórios.
O trecho “Deus mande chuva / Lá pra serra da canastra / Chuvas fortes, chuvas vastas / Pro velho Chico emergir” pode ser interpretado na alternativa:
RESPOSTA: b. A Serra da Canastra é importante por abrigar a nascente oficial do rio São Francisco
“Desde que foi iniciado, o projeto de transposição do rio São Francisco vem sendo alvo de críticas e polêmica em vista de seus impactos ambientais e sociais. O pesquisador André Monteiro.........
Analise as afirmações abaixo.
I. Além dos problemas ambientais, muitos moradores foram deslocados de suas propriedades com indenizações baixas e que geraram problemas sociais.
II. Em projetos como a transposição do rio São Francisco, faz-se necessário avaliar os projetos de mitigação de impactos socioambientais causados.
III. Além dos impactos ambientais, as obras de transposição afetaram várias pessoas, entre elas povos indígenas e quilombolas.
RESPOSTA: e. I, II e III.
“Pensar em integração era uma ideia até a década de 1980 considerada inviável, pois técnicos e estudiosos relatavam que não havia energia elétrica suficiente para que as bombas transportassem água. A partir de estudos mais aprofundados e com as tecnologias disponíveis, estas possibilidades tornaram-se concretas. ”
RESPOSTA: a. As obras do projeto de transposição foram iniciadas no ano de 2007, após os Estudos de Impacto Ambiental.
“Grande parte do Nordeste brasileiro convive com períodos de escassez de água que atingem milhares de pessoas, tornando esta a região mais seca do Brasil. As adversidades climáticas, ..............
Sobre o tema, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Ao longo da história, foram implementadas políticas, que não foram muito efetivas, para lidar com o problema da falta de água para consumo humano e animal no semiárido nordestino.
PORQUE
II. Não houve uma gestão eficiente dos projetos anteriores e dos corpos hídricos, permitindo que os problemas persistissem e a vida pouco mudasse no semiárido.
RESPOSTA: b. As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa da I.
Analise os trechos abaixo, retirados do Relatório de Impacto Ambiental realizado para o projeto de transposição do rio São Francisco:
I. “Embora o abastecimento doméstico do Nordeste Setentrional possa, em parte, ser suprido com os açudes existentes, o fato é que, em algumas bacias, o comprometimento com os outros usos da água vai se tornando crítico. A prioridade dada ao consumo humano, como não poderia deixar de ser, interfere nas atividades produtivas da população rural e até nas indústrias.”
II. “O Projeto de Integração foi planejado procurando atender ao maior número de pessoas possível. Os estudos ambientais e de inserção regional do Projeto identificaram que boa parte da população residente nas proximidades dos locais onde serão construídos os canais pratica uma agropecuária de subsistência. Por conta disso, serão instalados pontos de captação de água e chafarizes no curso dos canais ao longo das várzeas.”
RESPOSTA: c. O abastecimento das localidades com pouco acesso à água irá viabilizar a agricultura irrigada de pequenos produtores, que sofrem com perdas de produção nos anos secos.
Um dos reflexos da falta de água disponível para agricultura no estado do Ceará vem sendo a migração das empresas para outras regiões e a perda de empregos no Estado. ......
RESPOSTA: d. O projeto de transposição do rio São Francisco é visto como uma alternativa para a recuperação do agronegócio no Ceará.