• Matéria: Informática
  • Autor: renatahsp
  • Perguntado 8 anos atrás

A Internet das Coisas (IoT) conecta objetos e eletrodomésticos à rede mundial de computadores. A cada dia surgem novos dispositivos que utilizam essa tecnologia. Sobre este assunto, leia a reportagem de Nilton Kleina para o Tec Mundo.

Essential Home: novo dispositivo de IoT quer revolucionar controle da casa

Considerado um dos "pais" por trás do Android, Andy Rubin, ex-Google, revelou nesta terça-feira (30) dois novos produtos que devem concorrer justamente contra a sua antiga empresa. O primeiro e mais badalado, sem dúvidas, é o smartphone Essential Phone, mas ele também apresentou um recurso de Internet das Coisas que pode dar o que falar.

Trata-se do Essential Home, um assistente pessoal em forma de alto-falante que concorre diretamente contra o Google Home e o Amazon Echo. Além de receber comandos de voz, a ideia é que ele seja a grande central de comandos de dispositivos espalhados pela sua residência.

O aparelho de Rubin é menor e bem mais discreto em design, mesclando de forma mais natural com a decoração da casa. A ideia é que ele faça tudo aquilo que os produtos já no mercado também realizam: anotar tarefas, ditar receitas, tocar músicas e controlar luzes e termostatos.

“Você ficará orgulhoso de mostrá-lo em sua casa. Sem caixas, tubos ou luzes esquisitas”

Ele ainda tem uma tela sensível ao toque na parte superior, na qual você pode fazer configurações de forma mais rápida e intuitiva. Uma das funções mais curiosas é o de compromissos: quando você está prestes a se atrasar para uma reunião, ele começa a pulsar e emitir uma luz vermelha para notificar o dono.

O sistema operacional por trás do Essential Home se chama Ambient OS e é original da empresa de Rubin — mas lembra bastante a organização do Android Wear. Segundo a empresa, ele é capaz de entender a sua casa e se conectar individualmente com cada aparelho.


O aparelho também quer se vender pela privacidade. O Essential Home tem todo o motor de inteligência artificial embutido no hardware, não confiando totalmente em dados armazenados na nuvem. Assim, informações a respeito da sua casa, da sua rotina e dados pessoais são guardados todos no dispositivo.

A Essential até agora só divulgou ilustrações do Essential Home e deve mostrá-lo em funcionamento "nas próximas semanas". Ainda não há informações sobre preço ou data de lançamento para o dispositivo.

Fonte: Nilton Kleina, para Tec Mundo. Publicada em: 30 maio 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2017.



A partir do texto, responda: quais são os diferenciais do Essencial Home?

Escolha uma:
a. Manter dados armazenados no próprio dispositivo, com baixo custo de mercado no país.
b. Manter dados armazenados em nuvem e realizar monitoramento de todos os dispositivos existentes na casa.
c. Ser o centro de comandos dos dispositivos espalhados pela casa e zelar pela privacidade, já que os dados ficam no Essencial Home, e não em nuvem.
d. Ser um dos dispositivos espalhados pela casa e zelar pela privacidade, já que os dados ficam armazenados em nuvem.
e. Comandar dispositivos conectados a milhares de quilômetros de distância, com privacidade total de dados.

Respostas

respondido por: bokomoko
1
segundo o texto eis o principal atributo desse Essential Home

c. Ser o centro de comandos dos dispositivos espalhados pela casa e zelar pela privacidade, já que os dados ficam no Essencial Home, e não em nuvem.


Perguntas similares