• Pergunta 1
A maturidade dos quadrinhos europeus deu-se apenas no final da década de 50, com a publicação de uma revista destinada ao público adulto que lançou uma série de personagens e autores famosos, entre eles estão:
I. Asterix de René Gosciny e Albert Uderzo
II. Corto Maltese de Hugo Pratt.
III. Jodelle, de Guy Peellaert
IV. Tinti, de Hergé (Georges Remi)
São corretas apenas as assertivas:
Resposta Selecionada: e. I e II
• Pergunta 2
Avalie as seguintes assertivas acerca da evolução dos quadrinhos europeus quanto a sua veracidade (V = verdadeiro e F = falso).
I. As primeiras HQs europeias foram destinadas ao público infantil e, enquanto os comics se multiplicavam e tornavam-se um fenômeno social no início do século XX, na Europa, pouco se destacavam no período.
II. A grande novidade em HQ europeia veio na década de 30, com criações no gênero aventura, porém, a maturidade dos quadrinhos europeus só ocorreu no final da década de 50 com histórias destinadas ao público adulto.
III. Na década de 60, surgiram diversas protagonistas mulheres nas HQs europeias, em histórias erotizadas destinadas ao público adulto, sendo a italiana Valentina, a primeira delas.
IV. No gênero humorístico destacam-se as produções belgo-francesas Lucky Luke, Smurfs e Mortadelo e Salaminho.
As assertivas I, II, III e IV são respectivamente:
Resposta Selecionada: b. V, V, F, F
• Pergunta 3
Alguns nomes, entre jornalistas, editores e quadrinistas, entraram para a história dos quadrinhos brasileiros devido a seus grandes feitos. Leia atentamente os enunciados abaixo procurando identificar os nomes omitidos nas lacunas.
I. A consagração das HQs no Brasil deu-se somente na década de 30, com as publicações do Suplemento Juvenil e, devido ao sucesso deste, da revista Mirin, ambos do jornalista _____________.
II. Imitando o Suplemento Juvenil e a revista Mirin, na mesma década, ___________ lançou O Globo Juvenil e a revista Gibi, cujo título virou sinônimo de revista em quadrinhos no Brasil, devido ao seu grande êxito.
III. Enquanto as HQs nacionais perdiam espaço para o grande número de revistas estrangeiras que se estruturavam financeiramente mais baratas por aqui, na década de 60, __________, conquistou o mercado com o merchandising de seus personagens.
IV. Um dos principais representantes na HQ do movimento artístico-cultural que reivindicava autenticidade nacional sem influências americanas, _____________ criou um dos personagens mais autênticos da HQ nacional, cuja brasilidade definiu-se pela inspiração folclórica.
A alternativa que preenche, respectivamente, de forma correta as lacunas é
Resposta Selecionada: e. Adolfo Aizen, Roberto Marinho, Maurício de Sousa e Ziraldo
• Pergunta 4
Angelí, Glauco e Laerte são renomados cartunistas brasileiros responsáveis pela criação de personagens ícones da HQ nacional contemporânea. Associe cada um deles (Colune A) a seus respectivos personagens (Coluna B).
COLUNA A
I. Angelí
II. Glauco
III. Laerte
COLUNA B
1. Geraldão, Casal Neuras e Zé do Apocalipse
2. Piratas do Tiête, Fagundes, Síndico e Zelador
3. Rê Bordosa, Skrotinhos e Wood & Stock
A sequência correta desta associação é:
Resposta Selecionada: b. I-3; II-1; III-2
Respostas
1 – e. I e II.
São exemplos de personagens de revistas em quadrinhos surgidos no final da década de 50: Asterix de René Gosciny e Albert Uderzo e Corto Maltese de Hugo Pratt.
2 – b. V, V, F, F..
As primeiras HQs europeias tinham como destino o público infantil e as comics se multiplicavam tornando-se um fenômeno.
3 – e. Adolfo Aizen, Roberto Marinho, Maurício de Sousa e Ziraldo.
Adolfo Aizen foi um jornalista autor da revista Mirin, que contribuiu para a consagração das HQs no Brasil na década de 30.
4 – b. I-3; II-1; III-2.
São exemplos de importantes cartunistas brasileiros: Angelí, Glauco e Laerte, que criaram os seguintes personagens, respectivamente: Rê Bordosa, Skrotinhos e Wood & Stock; Geraldão, Casal Neuras e Zé do Apocalipse; Piratas do Tiête, Fagundes, Síndico e Zelador .
Bons estudos!